Perguntas Frequentes




1 - Quem pode doar?
Qualquer pessoa com idade entre 18 e 60 anos que pese mais de 50 quilos. Jovens de 16 ou 17 anos também estão aptos, desde que tenham o consentimento dos pais ou dos responsáveis.

2 - Quanto tempo demora?
A coleta do sangue é bem rápida: leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local.

3 - O procedimento oferece algum perigo?
Não. A doação é totalmente segura e não apresenta nenhum risco. Os materiais utilizados, como a agulha e os cateteres, são descartáveis.

4 - Quanto sangue é retirado?
Em média, são coletados 450 mililitros. Esse volume pode salvar a vida de até quatro pessoas.

5 - Mas meu corpo não vai sentir falta desse sangue?
Não. Nós possuímos cerca de 5 litros do líquido vermelho circulando pelos vasos. A retirada não prejudica em nada: o organismo repõe e alcança os níveis normais em até 72 horas.

6 - Onde eu posso doar?
Nos principais hospitais e hemocentros próximos da sua casa. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde ou das secretarias de saúde estaduais e municipais.

7 - Existem algumas doenças que impedem a doação de sangue?
Sim. Doenças infecciosas, como a gripe, e inflamatórias, como aquelas que atacam o intestino, exigem que a doação seja postergada para outra data. Em caso de dúvida, converse com o profissional de saúde do hemocentro para saber se tudo está ok.

8 - E o que eu preciso levar no dia da doação?
Apenas um documento original com foto.

9 - Posso doar apresentando cópia de documentos?
Não. A Legislação exige que seja apresentado um documento oficial com foto. Essa medida é muito importante para identificar você corretamente e evitar erros na emissão dos seus resultados de exames.

10 - Posso apresentar CNH digital para doar sangue?
Sim. O Hemocentro está preparado para fazer a sua identificação.

11 - Eu fiz uma cirurgia recentemente. Posso doar sangue?
Você deve esperar 72 horas para doar sangue após uma extração dentária. Operações simples, como apendicite e retirada de varizes, pedem 3 meses. Procedimentos mais complexos, como a remoção da tireoide ou de um rim, meio ano. Caso você tenha passado por uma transfusão de sangue ou fez uma tatuagem, é importante aguardar por um ano.

12 - E quanto tempo eu tenho que esperar entre uma doação e outra?
Os homens podem visitar o banco de sangue a cada 60 dias. Já as mulheres devem aguardar três meses.

13 - Qual o limite de doações de sangue?
Podem ser realizadas até 04 doações de sangue por ano para homens e 03 doações por ano para mulheres.

14 - E depois de doar sangue? Devo seguir alguma recomendação médica?
Sim. Evite esforços físicos, beba bastante água, não fume por duas horas e evite ingerir álcool pelo resto do dia. Também é importante não praticar esportes radicais, como paraquedismo ou mergulho, ou dirigir veículos de grande porte.

15 - Posso Ingerir bebidas alcoólicas antes da doação?
A ingestão de álcool na dose máxima de 40g impede a doação por um prazo de 12 horas. Consumo em dose superior impedirá a doação por 24h.

16 - Posso aproveitar a doação de sangue e fazer meu cadastro para doar medula óssea?
Sim. É possível aproveitar a coleta de sangue e realizar o cadastro para doar medula óssea. Porém, é muito importante atualizar os dados no Hemocentro em caso de mudança de endereço e telefone pois precisaremos localizá-lo caso haja algum paciente compatível.

Acesso à informação