Hemocentro recebe visita de diagnóstico para conquista da acreditação

(22/05/2019) Nos dias 23 e 24 de abril, o Hemocentro recebeu a avaliadora líder do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), Cláudia Mara da Silva. A visita de diagnóstico reuniu diretores da unidade e do Idtech. Durante este período, os gestores percorreram todos os departamentos da sede no Setor Coimbra, em Goiânia. Na tarde da última quarta-feira, 24, a profissional do IBES expôs os pontos fortes e as melhorias que devem ser realizadas com objetivo de conquistar a acreditação em nível 1.

Mara destacou as referências que o Hemocentro tem por ofertar uma boa estruturação de vida para o colaborador; ações de humanização de atendimento aos pacientes ambulatoriais; diário de infusão do hemofílico; cartilha contendo todas as informações sobre o tratamento; atuação da equipe multidisciplinar no ambulatório e capacitação técnica da equipe de Enfermagem, entre outros. “O que mais me chamou a atenção foi o engajamento de todos os funcionários. Eles são muito profissionais e comprometidos. O clima organizacional é saudável e isso faz toda diferença”, pontuou.

A assessora técnica do Hemocentro, Denyse Goulart, relatou algumas mudanças que serão implementadas, como definição do perfil epidemiológico, sistemática da política de custos e os protocolos clínicos das principais patologias atendidas. “Este momento educacional com o IBES é muito importante, pois ele é voltado para segurança dos pacientes e colaboradores. Tenho certeza que, em breve, estaremos acreditados, essa chancela reforça o nível de qualidade de gestão e humanização do Idtech. Seremos um dos maiores hemocentros do País”, garantiu.

Ao final da avaliação no auditório, Cláudia Mara, falou do case de sucesso que é o HGG. “A unidade de saúde é reconhecida nacionalmente pelos seus projetos de humanização. Não tenho dúvidas que o Hemocentro, em breve, se tornará uma referência para o serviço de hemoterapia nacional. Aqui, eles fazem o melhor com o que têm. Essa dedicação coletiva me deixou orgulhosa”, reforçou.

Sangue seguro
O Hemocentro teve sua sede própria inaugurada em 1988 e foi instituído nos moldes do Programa Nacional do Sangue/Ministério da Saúde - Pró-Sangue. A unidade exerce papel fundamental no contexto da saúde pública e visa proporcionar condições que assegurem a quantidade e qualidade do sangue, hemocomponentes e hemoderivados a serem transfundidos.

O Hemocentro vem estendendo seus serviços gradativamente por meio da expansão da Hemorrede, contemplando assim, a população do interior do Estado e, sobretudo, eliminando procedimentos hemoterápicos inseguros. Atualmente, a Hemorrede Pública de Goiás, sob responsabilidade direta do Idtech, é composta por um Hemocentro Coordenador com sede em Goiânia, três unidades móveis de coleta de sangue - sendo duas em Goiânia e uma em Catalão, mais quatro Hemocentros regionais e quatro unidades de coleta e transfusão. A Rede Estadual conta ainda, com duas unidades de coleta e transfusão e 18 agências transfusionais.

Acreditação
A acreditação é um processo que visa a certificação de qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA), ele assegura as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis.
O IBES é uma empresa voltada para atividades de diagnóstico e acreditação de organizações e Programas de Saúde, por meio da ONA.

Acesso à informação