Ação entre Hemocentro e AHEG conscientiza sobre importância de conhecer a hemofilia

(22/05/2019) A Associação dos Hemofílicos do Estado de Goiás (AHEG), em parceria com o Hemocentro, realizou no dia 27 de abril, uma ação alusiva ao Dia Mundial da Hemofilia, no Parque Lago das Rosas. A atividade teve como tema “Conscientização e Educação - o primeiro passo para o diagnóstico e tratamento eficaz”, e contou com atendimento de multiprofissionais do Hemocentro incluindo hematologista, farmacêutico, enfermeiro, odontólogo e assistente social, que auxiliaram hemofílicos e a comunidade presente a ter o cuidado adequado com a doença. O Hemocentro, também dispôs 50 bolsas de sangue para os hemofílicos presentes.

O Hemocentro é responsável pelo atendimento ambulatorial a coagulopatas (hemofilia) por meio de consultas, atendimento multiprofissional e fornecimento de fatores de coagulação sanguínea. O evento contou ainda com a apresentação de música erudita com a harpista, Aline Araújo.

Silvana Santos, mãe de Thiago, que é hemofílico e integra o grupo da AHEG, não sabia que existia a doença e acrescenta que o filho poderia ter evitado alguns problemas se ela tivesse conhecimento sobre o problema. “Descobri a hemofilia através de um pequeno corte na boca do meu filho. Ele ficou sangrando por 7 dias seguidos. Levei aos médicos e eles disseram que era normal, pois sangrava pouco, que dava de engolir. Ele perdeu muito sangue, foi aí que os médicos diagnosticaram a hemofilia. É importante um evento como esse para que todos tenham conhecimento do que é hemofilia, pois se eu e minha família tivéssemos conhecimento, ele não teria ficado esse tempo todo com sangramento”, afirmou Silvana.

Com o objetivo de mostrar à comunidade o significado da hemofilia, o presidente da AHEG, Jorge Porto, conta que o intuito está sendo alcançado e reforça que a participação é fundamental. “A expectativa foi alcançada, tivemos uma participação muito importante. Foi satisfatório, tinha muita gente que não sabia o que era hemofilia e tomou conhecimento aqui no evento. Cada ano que passa tentamos melhorar os atendimentos multiprofissionais, divulgando a importância e adesão do tratamento”, afirmou Porto.

A doença
A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.

Acesso à informação