Avaliadoras do PNQH realizam visita técnica ao Hemocentro Coordenador
(06/09/2019) As avaliadoras do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) estiveram no Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz, no período de 13 a 15 de agosto, em visita técnica. O PNQH é um programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo fazer avaliação situacional e instrução das equipes para promoverem melhorias de processos de trabalho nos hemocentros e nas unidades das Hemorredes estaduais, garantindo a qualidade da assistência transfusional. As consultoras do programa visitaram todos os setores da unidade, para promover a qualificação técnica e gerencial da Hemorrede, identificar as áreas críticas, estratégicas e necessidade de capacitação dos profissionais, além de motivar mudanças internas nos serviços. Além disso, o programa também apoia a elaboração dos planos de ação, monitora a evolução desses planos e prestam consultorias técnicas, conforme necessidade apontada nas visitas de avaliação. A diretora Geral do Hemocentro, Denyse Goulart, ressaltou a importância da revisita após três anos da visita anterior. "O PNQH tem um caráter instrutivo para promover o aperfeiçoamento dos recursos humanos e dos processos de trabalho do serviço de hemoterapia. O hemocentro já foi avaliado em outras ocasiões, existem outros planos de ação em andamento e essa é uma revisita no sentido de validar se as ações propostas foram implementadas nesse período. A avaliação foi bastante positiva nas áreas em que o Idtech já promoveu algumas mudanças de fluxo, principalmente manutenção predial, nutrição, processamento e controle de qualidade". A avaliadora Lydia Marcia de Melo França reforçou a importância das trocas de experiência em todo o Brasil, o que enriquece o programa. "A gente vem para cá representando o Ministério da Saúde, nesse programa fantástico que é o PNQH, que conta com profissionais de todo o Brasil. A gente traz um pouco da nossa experiência, mas levamos muito com a gente também. A gente sempre vem em busca de conformidades, mas acabamos vendo situações que podem ser melhoradas e que o Hemocentro de Goiás tem todas as condições para isso".
Avaliadoras do PNQH realizam visita técnica ao Hemocentro Coordenador
As consultoras do programa visitaram todos os setores da unidade, para promover a qualificação técnica e gerencial da Hemorrede, identificar as áreas críticas, estratégicas e necessidade de capacitação dos profissionais, além de motivar mudanças internas nos serviços. Além disso, o programa também apoia a elaboração dos planos de ação, monitora a evolução desses planos e prestam consultorias técnicas, conforme necessidade apontada nas visitas de avaliação.
A diretora Geral do Hemocentro, Denyse Goulart, ressaltou a importância da revisita após três anos da visita anterior. "O PNQH tem um caráter instrutivo para promover o aperfeiçoamento dos recursos humanos e dos processos de trabalho do serviço de hemoterapia. O hemocentro já foi avaliado em outras ocasiões, existem outros planos de ação em andamento e essa é uma revisita no sentido de validar se as ações propostas foram implementadas nesse período. A avaliação foi bastante positiva nas áreas em que o Idtech já promoveu algumas mudanças de fluxo, principalmente manutenção predial, nutrição, processamento e controle de qualidade".
A avaliadora Lydia Marcia de Melo França reforçou a importância das trocas de experiência em todo o Brasil, o que enriquece o programa. "A gente vem para cá representando o Ministério da Saúde, nesse programa fantástico que é o PNQH, que conta com profissionais de todo o Brasil. A gente traz um pouco da nossa experiência, mas levamos muito com a gente também. A gente sempre vem em busca de conformidades, mas acabamos vendo situações que podem ser melhoradas e que o Hemocentro de Goiás tem todas as condições para isso".