Revitalização da UCT é entregue em Porangatu

(14/11/2019) A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Porangatu foi reaberta na manhã desta terça-feira, 12 de novembro, após passar por um processo de revitalização e adequação realizado pelo Governo de Goiás e pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pela administração da Hemorrede Pública do Estado de Goiás. Com as novas instalações, a unidade passará a fazer o cadastro de medula óssea, atividade até então restrita ao Hemocentro Coordenador, em Goiânia.

Foram realizadas a substituição da rede elétrica da unidade, retirada de pisos e instalação de novo porcelanato, impermeabilização de pias e bancadas de granito, a adequação da altura do balcão da recepção, implantação de bancadas, revisão e impermeabilização da laje e telhado, além da substituição do calçamento interno e externo, meios-fios, soleiras e rodapés, pintura total das áreas interna e externa, com correção de pontos de infiltração. A unidade ganhou ainda novos aparelhos de ar condicionado, que promoverá climatização necessária para armazenamento e manuseio dos hemocomponentes, além de oferecer maior conforto a doares e receptores.

Durante o período das obras, a cidade estava sendo assistida pelo Hemocentro Regional de Ceres. Participaram do evento autoridades locais, lideranças religiosas, colaboradores, a presidente do Ceasa, Vanusa Valadares, que representou o governador Ronaldo Caiado, e o assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde, Fernando Jesus, que representou o secretário Ismael Alexandrino.

Para a secretária da Saúde do município, Carla Marques de Oliveira Fernandes, a revitalização é um marco para a cidade. “É um marco divisório de águas, porque era uma unidade pequena, um pouco defasada. Era um prédio antigo, que já tinha passado até por um incêndio. E a entrada do Idtech e do Estado para fazer essa obra vai dar um plus no atendimento das 13 cidades que a gente atende. Então, esse investimento é mais do que bem-vindo. Chegou na melhor hora, haja visto que nossa demanda cresceu demais.”

O prefeito, Pedro Fernandes, ressaltou importância da parceria entre a prefeitura e a Hemorrede. “Essa reestruturação será de fundamental importância, por que a nossa cidade é referência, fundamental para a saúde da região norte. E agora, com essa reestruturação do Hemocentro, e parceria com o Idtech e prefeitura de Porangatu, tenho certeza que a população sairá ganhando com essa modelagem. Nos colocamos à disposição para manter essa parceria com o Idtech.”

A diretora geral da Hemorrede, Denyse Goulart, ressaltou a importância da unidade para toda a rede e a situação estrutural que estava a UCT. “Assim que nós assumimos a gestão, encontramos vários desafios pela frente. Um deles, se não o maior, eram as condições sanitárias das unidades. Esta unidade, infelizmente, no ano passado, sofreu um incêndio em razão de problemas elétricos que eram comuns em várias unidades da Hemorrede, então, diante disso foi feito um estudo, uma avaliação estrutural, e identificamos que essa unidade deveria ser nossa prioridade em relação à revitalização, para que conseguíssemos oferecer uma unidade em condições seguras tanto para doadores quanto para os colaboradores.”

Primeiro doador

O produtor Ronaldo Benício Rodrigues, doador há cinco anos, acompanhou atentamente a cerimônia e, após o fim do evento, entrou na unidade e foi o primeiro doador a ser atendido nas novas instalações. A impressão foi a melhor possível. “Está bem melhor. Em relação ao ambiente, tem ar condicionado em todo o lugar, o atendimento está bom. O lanche também está bem melhor. A melhoria foi bem boa, além de estar bonito, arrumadinho, reformadinho. É bom a gente estar participando dessa nova etapa, estar colaborando.”

Acesso à informação