Nova unidade móvel de coleta garante atendimento normal no Hemocentro durante reforma

(12/03/2020) O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, apresentou nesta quarta-feira, 11 de março, a segunda Unidade Móvel do Hemocentro Coordenador Estadual Nion Albernaz, que integra a rede estadual de saúde. O veículo passou por reparos mecânicos, funilaria, troca de pneus, instalação de toldo e restauração interna com uma nova configuração para receber os doadores. "Esse é o nosso segundo ônibus do Hemocentro, e optamos por restaurar um veículo usado, porque se comprássemos um ônibus novo ficaria com um custo de, pelo menos, o dobro do que foi gasto. Com essa segunda unidade, assim que a obra for concluída, passaremos a atender um número muito maior de cidades no interior no Estado", garante o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.

Com a entrega do veículo, todo o atendimento de coleta de sangue do Hemocentro Coordenador passa a ser feito, de forma provisória, na Unidade Móvel, que ficará localizada no estacionamento do antigo prédio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), ao lado do Hemocentro. Durante a visita, o secretário da Saúde também realizou vistoria às obras, que foram iniciadas no dia 4 de dezembro do ano passado, ocasião em que o governador Ronaldo Caiado assinou a ordem de serviço da reforma e ampliação da unidade.

Além da Unidade Móvel, também foi apresentada toda a estrutura montada para receber os pacientes, que conta com seis contêineres adaptados para o funcionamento provisório de um consultório médico, um consultório multidisciplinar, duas enfermarias/leitos dia e uma unidade de coleta e aférese com três cadeiras. "Nos contêineres serão oferecidos os seguintes serviços: coleta de sangue total e por aférese (plaquetas), cadastro de doadores voluntários de medula óssea, consulta médica, consulta multidisciplinar (enfermagem, nutrição, psicologia, odontologia) e assistência social", afirma a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart. Além disso, serão realizados os procedimentos de suplementação de ferro, sangria terapêutica, transfusão de sangue e administração de fatores de coagulação.

Funcionamento
Durante o período de obras, o atendimento será mantido normalmente, das 8 às 18 horas. "Tanto os doadores quanto os pacientes terão acesso a todos os serviços da unidade graças ao apoio da Secretaria de Saúde do Estado, que nos cedeu o prédio ao lado do Hemocentro, e da nova Unidade Móvel que conta com quatro cadeiras de coleta", explica a diretora-geral. Denyse esclarece que apenas o serviço de fisioterapia será mantido no prédio do Hemocentro devido ao porte dos equipamentos e à frequência de atendimento.

Segundo a diretora-técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novaes, a estrutura montada dará suporte para que o Hemocentro Coordenador mantenha um atendimento médio de 1,7 mil pessoas mensalmente, sendo cerca de 1,6 mil candidatos a doadores e 600 consultas. "Manteremos a mesma capacidade de atendimento da unidade, sem qualquer prejuízo na assistência dos doadores e dos pacientes do Hemocentro", afirma.
Quem aproveitou esta quarta-feira para fazer uma doação e conhecer a nova unidade móvel do Hemocentro foi o José Rafael, de 26 anos. Ele já é doador frequente há quatro anos, e conta que aprovou a estrutura montada para atender a população durante a reforma do Hemocentro Coordenador. "Não perdeu qualidade em nada para a unidade fixa. A estrutura provisória é muito confortável e prática", disse.

Outro parceiro antigo do Hemocentro também apareceu para doar plaquetas nesta quarta-feira. Rui Martins é motorista e há 20 anos frequenta o Hemocentro Coordenador sempre que pode ou é solicitado. Ele conta com alegria a satisfação que é poder salvar vidas. "Eu sempre gostei de ajudar o próximo, e doar sangue foi uma das formas que encontrei para isso. Toda vez que eu venho aqui, seja para doar sangue ou plaquetas, eu volto mais leve para casa", conta.

Quem tiver qualquer dúvida quanto ao funcionamento do Hemocentro Coordenador pode entrar em contato pelos telefones (62) 3201-4570, (62) 3201-4564 e (62) 3201-4575.

Acesso à informação