Colaboradores da Hemorrede serão testados para a Covid-19

(28/05/2020) Pensando na saúde e bem-estar dos colaboradores e usuários Hemorrede Pública de Goiás, as unidades testarão todos os profissionais para a Covid-19. Os testes rápidos são oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e serão realizados nesta quinta, 28, e sexta-feira, 29, desta semana. Para ser testado, basta que o colaborador, em seu horário de trabalho, portando o crachá e com sua própria caneta, para que não precise compartilhá-la ao assinar a lista de testagem, se dirija ao local de testes da unidade a que pertença. Após o teste, o resultado sai em 15 minutos.

O teste escolhido para assegurar a segurança dos colaboradores da Hemorrede com relação ao coronavírus, comprovando que estão saudáveis ou lhes alertando sobre um possível contato com o vírus é o SARS-CoV-2 Antibody Test, que foi analisado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz. Ele é realizado por meio da análise de uma gota de sangue, colhida por um furinho no dedo, como num teste de glicose.

De acordo com a diretora técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais, esse teste detecta qualitativamente os anticorpos totais que surgem com o contato do organismo com a Covid-19, mas o resultado positivo não significa que o colaborador esteja infectado. "Esse teste é uma triagem que identifica anticorpos dizendo se houve ou não contato com o vírus. Pode ser que o resultado acuse uma infecção que já não esteja mais ativa, apenas anticorpos de memória. Por isso esse teste é muito importante para que se possa traçar o perfil epidemiológico dos profissionais por parte da Secretaria de Saúde", comenta Ana Cristina.

A diretora administrativa da Hemorrede, Núbia Borges, destaca que essa testagem será feita de forma simultânea em todo o Estado e que, em caso de teste positivo, o colaborador será afastado e encaminhado para uma unidade de saúde para acompanhamento médico. "Todos os nossos colaboradores, sejam eles celetistas, estatuários ou terceirizados vão fazer esse teste para a Covid-19 nas nossas unidades. Essa ação faz parte de um mapeamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) , para que haja um monitoramento de quem contraiu o coronavírus, especialmente os profissionais da saúde, por meio dos anticorpos produzidos", destaca a diretora, que garante que toda a logística de coleta de sangue continuará ocorrendo normalmente e com segurança, seguindo todos os protocolos estabelecidos.

Além da testagem de todos os profissionais que atuam na Hemorrede, a unidade de saúde também fornece e faz do uso de máscaras um requisito obrigatório para quem estiver nas unidades e disponibiliza álcool em gel em todos os ambientes.

Acesso à informação