Governo de Goiás faz homenagem aos doadores no Dia Nacional do Doador de Sangue

(25/11/2020) O Dia Nacional do Doador de sangue é comemorado no dia 25 de novembro. Para celebrar esse dia, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde homenageará 25 doadores de sangue e plaquetas, representando as pessoas que contribuem para a manutenção dos estoques dos hemocomponentes no Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz, em Goiânia e nas unidades regionais do interior, nas cidades de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde. Elas receberão um troféu em agradecimento a este gesto de solidariedade. O evento será realizado no Mercure Hotel Goiânia, às 11 horas da manhã, nesta quarta-feira, 25 de novembro.

Também será reproduzido um vídeo com depoimentos dos doadores e pacientes que já receberam ou ainda necessitam de transfusões sanguíneas. O objetivo é mostrar o impacto que uma doação de sangue tem em um paciente acamado e enfrentando alguma doença, bem como naquele que está sendo submetido a cirurgias, transplantes e outros procedimentos médicos.

Em paralelo, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Hemorrede Pública de Goiás participa com outros hemocentros do país da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, uma ação inédita no Brasil. A ação, que começa no dia 23, e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Em alusão à campanha, o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, vai representar uma grande bolsa de sangue, sendo iluminado na cor vermelha progressivamente, pela primeira vez na sua história. Além disso, o Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz firmou uma parceria com a empresa de transporte por aplicativo Uber, que vai oferecer R$ 15 de desconto em corridas de ida e volta para casa àqueles que comparecerem à unidade.

Produção da Hemorrede Pública de Goiás

Nos últimos anos, a Hemorrede Pública de Goiás apresentou aumento na coleta de doações de sangue no estado. Em 2019, foram cerca de 53 mil bolsas de sangue coletadas, representando aproximadamente 200 mil pessoas beneficiadas com as doações. Em 2020, até o mês de outubro, foram coletas 35.759 bolsas de sangue, atendendo a aproximadamente mais de 143 mil pacientes em todo o Estado de Goiás.

Devido à pandemia, muitos voluntários ficaram impedidos de doar sangue este ano por vários meses consecutivos, o que refletiu na queda dos estoques, que nos últimos dois meses registraram um déficit de 36%, se comparado aos números de coletas realizadas em setembro e outubro de 2019.

Buscando tornar o atendimento mais rápido e eficiente, a Hemorrede Pública de Goiás implantou em março deste ano o serviço de agendamento on-line e telefônico para doação de sangue. Para marcar um horário para doação de sangue em uma das unidades da Hemorrede Pública de Goiás, basta acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar no telefone 0800 642 0457, em Goiânia, ou nos telefones de cada unidade, disponíveis no site do Hemocentro.

Acesso à informação