Cufa Goiás faz campanha em parceria com a Hemorrede Pública de Goiás

(01/04/2021) A Hemorrede Pública de Goiás registrou no último mês um déficit de 49% em seus estoques de sangue e hemocomponentes e para ajudar a aliviar essa situação, a Central Única das Favelas (Cufa) organizou a campanha Cufa Sangue Bom, com o objetivo de aumentar os estoques de sangue em toda rede estadual. A campanha vai abranger todo o mês de abril em várias cidades de Goiás.

De acordo com o presidente da Cufa Goiás, Breno Cardoso, o movimento da campanha é nacional. "Objetivo é que seja uma das maiores doações de sangue já realizadas nos últimos anos. Em Goiás, a campanha será realizada em 10 cidades. Queremos auxiliar a Hemorrede Pública de Goiás para suprir o déficit das doações de sangue. Sabemos que as doações são necessárias pois a demanda aumentou", comenta Breno.

Para a diretora-geral da Hemorrede Pública, Denyse Goulart, a parceria é muito importante para melhorar o déficit dos estoques em todo o estado de Goiás. "Eles apoiaram a nossa causa, vendo a necessidade do aumento dos estoques de sangue e estão realizando várias ações no Estado. A expectativa com a campanha é grande, a Cufa está nos ajudado em um momento delicado, quando os estoques caíram 49%", ressalta a diretora.

Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac ou Covaxin, e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

A orientação é que os voluntários façam o agendamento da doação no pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457, e que não deixem usar máscara cobrindo a boca e o nariz, para irem até o local de doação.


Confira as datas, os horários e os locais da ação da Cufa nas cidades goianas:

02/04
Goiânia - Rua Carajás Praça do Conjunto Anhanguera. Horário: das 8h às 17h.
Jataí - Hemocentro de Jataí, R. Joaquim Caetano, 1876 Divino Espírito Santo. Horário: das 8h às 12h.

05 a 09/04
Rio Verde - Hemocentro Rio Verde, Rua Luiz de Bastos, 395 - Centro. Horário: das 8h às 17h.

09/04
Anápolis - Estádio Jonas Duarte. Horário: das 8h às 16h.

11/04
Goianira - Viela 1, 12 – Cora Coralina, Rua Claro Augusto de Godoi (Feira coberta). Horário: das 8h às 16h.

14 a 16/04
Formosa - Avenida Maestro João Luís do Espírito Santo, quadra B, lote 11 n 450 Formosinha. Anexo (fundos) ao Hospital Regional, Hemocentro de Formosa. Horário: das 8h às 18h.

16/04
Aparecida de Goiânia - Estacionamento do Paço Municipal de Aparecida de Goiânia, R. Gervásio Pinheiro, 48 - Res. Village Garavelo. Horário: das 8h às 16h10.

17/04
Senador Canedo - Rua Dom Emanuel conj. Uirapuru, Praça Criativa. Horário: das 8h às 16h.

18/04
Trindade - Rua Santo Antônio n. 626 Vila Padre Renato Trindade, Parque Lara Guimarães. Horário: das 8h às 16h.

Acesso à informação