Colaboradores do Hemocentro Coordenador participam de treinamento da brigada de incêndio

(03/08/2021) O Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt) e a Diretoria Administrativa do Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz promoveram, nos dias 29 e 30 de julho, o treinamento de formação para os novos brigadistas da unidade de saúde. Ao todo, 30 colaboradores participaram do curso. O conteúdo contemplou a parte teórica e prática de combate a incêndio e primeiros socorros, incluindo treinamento com extintores, hidrantes e mangueiras.

De acordo com o instrutor do treinamento, Fernando Pereira, da Foco Consultoria, é essencial que além de tudo que seja falado dentro de uma sala de aula, eles tenham também o conhecimento do que a edificação oferece. "O objetivo principal é que todos saibam teoria e prática, ligada à estrutura da edificação. Foi um treinamento muito bom e finalizado com excelência", afirma o instrutor.

Para o técnico em enfermagem e coordenador da brigada de incêndio, Jailson Júnior Borges, o treinamento realizado agrega valor e conhecimento, que ajudará no combate a um possível incêndio ou incidente que possa acontecer na unidade. "Percebemos que todos estão envolvidos e isso é algo positivo pois, lá na frente, caso a gente precise, todos estarão engajados. Ser coordenador da brigada é uma tarefa que exige uma mudança de hábito e uma visão macro de todos os detalhes relacionados à essa função", pontua.

Reggiane Tessari de Moura é biomédica no Hemocentro Coordenador há mais de 15 anos e se sentiu honrada em ser uma integrante da brigada de incêndio. "É um sonho ver isso acontecendo. Antigamente não tínhamos brigada e nem cursos para a prevenção desses acidentes. Durante o treinamento vimos o quanto é necessário sabermos dessas técnicas. Estou adorando participar", ressalta a biomédica.

A diretora administrativa do Hemocentro Coordenador, Núbia Borges, enfatiza que uma unidade nova necessita ter uma equipe capacitada e treinada para qualquer situação de emergência. "Os colaboradores precisam saber manusear o extintor e mangueira de incêndio, e os demais procedimentos que devem ser realizados em caso de algum incidente. Percebemos que a equipe está motivada, alinhada. E pretendemos a cada dois meses fazer a atualização e montar novas equipes", finaliza a diretora.

Acesso à informação