Hemocentro Coordenador se prepara para pleitear acreditação ONA

(11/08/2021) O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz iniciou o processo para receber a acreditação de qualidade em serviços de saúde e deverá receber a visita para certificação ainda este ano. Trata-se de uma certificação conferida exclusivamente a instituições de saúde pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Entre as vantagens desta certificação, estão maior segurança para pacientes e profissionais, qualidade da assistência, melhor gerenciamento e melhoria contínua.

Segundo a diretora-geral do Hemocentro, Denyse Goulart, a obtenção do título ONA é uma maneira de atestar o padrão de qualidade implementado no Hemocentro Coordenador. "Esse é um dos objetivos do Idtech [Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano, responsável pela gestão do Hemocentro] que é apresentar um modelo de gestão em que haja melhoria contínua dos processos de trabalho e que seja uma referência no atendimento de hematologia e hemoterapia no estado de Goiás, sendo assim, nada melhor do que ter uma certificação com reconhecimento e uma instituição com credibilidade nacional", afirma.

Com o processo iniciado em 2019, a partir de uma visita de diagnóstico do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), o Hemocentro Coordenador começou a se preparar para buscar a acreditação por meio de contratações e treinamento dos colaboradores, realização de cursos (mapeamento de processos, certificação de bancos de sangue) e adequações de processos. Tatiane Lemes, do Núcleo de Assessoramento Técnico e Qualidade do Idtech, ressalta que para atingir a certificação de excelência, é fundamental o envolvimento dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos. "Eles são os principais envolvidos nesse processo de melhoria da qualidade e segurança da assistência para a conquista da acreditação nacional", diz. "O maior desafio é o desenvolvimento de uma cultura de qualidade de excelência e segurança em todos os setores, uma vez que requer o comprometimento integral e incondicional de todos os profissionais que atuam na unidade", acrescenta.

Tatiane destaca ainda que a cultura de gestão da qualidade já é muito presente na parte assistencial do banco de sangue, e que os maiores desafios estão nas áreas administrativas. "Por isso é tão importante o envolvimento de todos os profissionais, e dessa consciência da qualidade no trabalho que já vem sendo feita e que pode ser melhorada", afirma.

Planejamento estratégico
Segundo a enfermeira do escritório da qualidade do Hemocentro, Gisele Fedrigo, entre as ações que estão sendo desenvolvidas na unidade está a divulgação do um planejamento estratégico com todas as atividades projetadas para o Hemocentro Coordenador. "Desde o mês de junho, temos realizado encontros semanalmente da diretoria do Hemocentro e gestores dos setores envolvidos, pautando os planos de ação conforme metodologia do manual da ONA", diz.

Ela pontua que após a visita de diagnóstico foi criado um plano de ação com todos os requisitos que não foram cumpridos nesta etapa, e agora, está sendo realizado um trabalho para que todas essas pendências sejam sanadas. "Várias ações estão ocorrendo em paralelo a isso. Foi feito mapeamento de processos, e o desafio agora é a sua evolução, pois o nível 2 não é só descrever processos, mas gerenciar todos eles. Por isso nós temos intensificado reuniões com o objetivo de sugerir evidências em cada um desses encaminhamentos que foram deixados pela instituição acreditadora ", destaca Gisele.

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