Rede Hemo passa a avaliar índice de satisfação de colaboradores desligados

(17/09/2021) A Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) instituiu este mês o Fluxograma de Desligamento de Colaboradores, que visa avaliar o nível de satisfação de colaboradores a fim de identificar deficiências e vulnerabilidades desde a admissão até a gestão do seu setor de atuação. Com isso será possível levantar informações sobre clima organizacional, a estrutura e o funcionamento da unidade, promovendo melhorias nos processos de trabalho, na gestão institucional e na retenção dos colaboradores.

"A entrevista de desligamento realizada pelo Hemocentro é uma investigação importante sobre os motivos da saída do colaborador da unidade. Esta entrevista é feita por uma psicóloga, em ambiente restrito que permite o acolhimento ideal e gera um clima de confiança para o entrevistado ser sincero em suas respostas”, diz Gabriella Roriz, da Gerência de Desenvolvimento e Segurança do Trabalhador da Rede Hemo.

Após a entrevista, comenta Gabriella, é feita uma análise com o superior imediato do colaborador. "Nós realizaremos feedback com o líder responsável do setor sobre essas informações, que também são apresentadas mensalmente em relatório, com objetivo de desenvolver planos de ação para a retenção de talentos e para maturidade da nossa gestão."

A entrevista de desligamento será realizada por um psicólogo. No caso de colaboradores do Hemocentro Coordenador, ela é realizada presencialmente. Nas unidades do interior, ela é feita por meio de vídeo chamada ou telefone.

Acesso à informação