Rede Hemo Estadual e Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia assinam termo de cooperação

(19/10/2021) Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização responsável pela Rede Estadual de Hemocentros - Rede Hemo, assinou um termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, formalizando o fornecimento e remanejamento de hemocomponentes e hemoderivados para as unidades de saúde da pasta municipal, bem como o apoio técnico de hematologistas nas prescrições médicas de transfusão sanguínea. Serão beneficiadas as seguintes unidades da Rede Municipal de Saúde: Ciams Novo Horizonte, Cais Vila Nova, UPA Novo Mundo, Cais Campinas, Upa Itaipu, Cais Chácara do Governador, Upa Jardim América e Upa Noroeste.

De acordo com a diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais Mendes, o termo de cooperação vai proporcionar um maior benefício para a população da capital, que contará com suporte especializado do Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz. “Recentemente o Hemocentro Coordenador firmou um termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde formalizando o fornecimento às suas principais unidades de referência, dando agilidade e prestatividade, com apoio dos hematologistas dando suporte 24 horas em um atendimento expressivo, sendo, então, essa parceria muito importante para a população.”

A parceria estabelecida com o termo de cooperação, que tem validade de 24 meses, não estabelece aporte ou repasse financeiro de nenhuma das partes, cabendo à secretaria incentivar e orientar as unidades de saúde sob sua jurisdição a firmarem o Termo de Compromisso com a Rede Hemo, como determina a legislação vigente. Neste ano, o Hemocentro Coordenador, unidade da Rede Hemo na capital, ofertou 427 bolsas de hemocomponentes para oito unidades administradas pela SMS acima citadas, com destaque para o Cais de Campinas, que recebeu 151 bolsas.

As oito unidades se juntam às três maternidades da SMS que já contam com termo de compromisso com a Rede Hemo, recebendo assim os hemocomponentes e hemoderivados sem nenhum custo. Neste ano, as três unidades já receberam 1.420 bolsas, sendo 711 para a Maternidade Dona Íris, 602 para a Maternidade Célia Câmara e 107 para a Maternidade Nascer Cidadão.

Acesso à informação