Hemocentro Coordenador recebe título ONA 2 e passa ser o primeiro banco de sangue público acreditado do país

(26/11/2021) O Dia Nacional do Doador de Sangue de 2021 marca uma nova fase para o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz e para saúde em Goiás. Com a presença do governador Ronaldo Caiado, a unidade do governo estadual recebeu neste dia 25 de novembro a certificação ONA 2 – Acreditado Pleno. “Hoje vocês viram a empolgação de todos os servidores que se dedicaram tanto e deram conta de construir o único Hemocentro do país ONA 2, 100% SUS, não tem como não se orgulhar de um título assim”, comemorou o governador.

Caiado destacou sua satisfação com a gestão que vem sendo feita na Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech. “Como médico que sou, nada dignifica mais a gente do que a cada dia que a gente volta no Hemocentro ele está mais bonito, mais bem arrumado, aparelhado, por isso, nada mais justo que parabenizar à gestão do Idtech, que com muita competência reconstruiu este prédio com uma outra mentalidade, atento à cultura e à humanização do atendimento oferecido aqui”.

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, também não escondeu a satisfação de estar à frente de mais um projeto grandioso para saúde goiana. “O título ONA 2 significa um passo a diante, significa que a cultura já começou a trafegar nos corredores dessa unidade. Fazer todas as frentes de trabalho compreenderem o seu papel é muito difícil, mas quando elas entendem, elas fazem coisas magníficas como temos visto aqui no Hemocentro”.

Acreditação
Com o processo iniciado em 2019, a partir de uma visita de diagnóstico do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), instituição acreditadora credenciada à Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hemocentro Coordenador começou a se preparar para buscar a acreditação por meio de contratações e treinamento dos colaboradores, realização de cursos e adequações de processos. Neste ano, nos dias 28 e 29 de outubro, aconteceu a visita presencial e virtual dos avaliadores do Ibes na qual foi confirmada a certificação ONA 2 – Acreditado Pleno à unidade de saúde do Governo de Goiás. Entre as vantagens desta certificação, estão maior segurança para pacientes e profissionais, qualidade da assistência, melhor gerenciamento e melhoria contínua.

Ao anunciar oficialmente a acreditação do Hemocentro, a diretora do Ibes, Vivian Giudice, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado na unidade de saúde. “Nos meus 20 aos de gestão da qualidade e trabalho em acreditação, é a primeira vez que vejo um banco de sangue com essa estrutura e com essa qualidade que vocês estão oferecendo para a população”. Giaduce pontuou diferenciais que foram observados durante a avaliação como: estrutura física, acolhimento e humanização do atendimento do doador e do paciente, preocupação com os deficientes, arte regional, tecnologia, transparência na condução dos projetos financeiros e de ensino e pesquisa.

A diretora-técnica do Hemocentro, Ana Cristina Novais, reforçou a importância do título para história da unidade de saúde do Governo de Goiás. “Esse certificado transforma de uma forma carinhosa a hemoterapia do estado de Goiás. Primeiro porque temos agora mais de 240 mil serviços de saúde registrados e apenas 1,5 mil deles são certificados. Segundo, porque somos o primeiro hemocentro público do país a receber o certificado ONA 2, e com certeza a nossa responsabilidade aumenta muito diante deste título”.

Ana Cristina também fez questão de enaltecer o papel dos doadores voluntários da Rede Hemo, que são os grandes protagonistas do dia. “A hemoterapia depende 100% de doação, e nós dependemos desse ato voluntario. Então, deixamos nossos agradecimentos aos nossos doadores, que foram sempre tão parceiros, que não nos deixaram nesse momento de pandemia. Recebemos esse certificado hoje e entregamos simbolicamente aos nossos doadores, agradecendo a parceria contínua”, disse.

Para o superintendente do Idtech, José Cláudio Romero, esse é um momento de celebração e reconhecimento. “Hoje recebemos o governador Ronaldo Caiado e o secretário Ismael Alexandrino, para confirmar o resultado dos investimentos que vêm sendo realizados pelo governo estadual na saúde em Goiás. Este título foi obtido, também, graças a essa excelente estrutura, equipamentos com tecnologia de ponta, de forma que não faltam investimentos de infraestrutura e de capital humano, e é tudo isso que nos permitiu a chegar a um momento como esse.”

Avaliação
Pontos fortes apontados pelos avaliadores do Ibes:

- Revitalização da unidade: com projeto humanizado, ambientação moderna, voltada para o atendimento do doador e do paciente;
- Material de comunicação: tanto o material gráfico, como as mídias internas e sociais;
- Projeto Arte pela Vida: principalmente essas exposições “Vida e Tradições” e a “Poética Urbana”;
- Programa para manifestação do cliente: acompanhamento e monitoramento dessas manifestações;
- Transparência: gestão financeira, com todos os indicadores e demonstração para o Estado do uso dos recursos;
- Sistemática do controle dos documentos da qualidade;
- Segurança interna da instituição: câmeras, acesso com biometria nas áreas restritas, identificação dos colaboradores;
- Corrimões com identificação tátil: para pacientes e colaboradores com deficiência visual;
- Totem de coração para os doadores e cardápio de placas: um incentivo para interação e divulgação nas redes sociais;
- Dinâmica da captação do doador;
- Investimentos em ensino e pesquisa;
- Megafone: projeto interno de comunicação semanal;
- Parcerias com organizações e órgãos públicos: para auxílio de captação de doadores;
- Agenciação de doppler transcraniano: para identificação de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e hemorragias em pacientes com anemia falciforme;
- Roda de Conversa Semanal: para discutir as ações em andamento e as melhorias, com inclusão das outras unidades;
- Rastreabilidade de equipamentos e manutenções por QR Code;
- Desenvolvimento de sistema próprio para notificação de eventos;
- Softwares de Inteligência Artificial: para monitoramento das condições de temperatura com aviso sonoro;
- Equipe de tecnologia engajada: desenvolvimento de softwares focados na gestão;
- Parcerias institucionais para unidade de coleta móvel: grande estratégia para enfrentamento da pandemia;
- Cardápio diferenciado para doadores vegetarianos;
- Validação do serviço de higienização por QR Code;
- Utilização das redes sociais para divulgação da agenda da unidade móvel;
- Inovação do parque tecnológico;
- Veículos de transporte de hemocomponentes totalmente adaptados;
- Sala de descompressão para colaboradores;
- Material lúdico para educação dos pacientes hemofílicos;
- Envolvimento da alta liderança e dos colaboradores como um todo: no processo de segurança do paciente e na acreditação;

Acesso à informação