Rede Hemo promove palestra sobre saúde mental e emocional para colaboradores

(02/02/2022) Na última segunda-feira, 31 de janeiro, a Rede Estadual de Hemocentros - Rede Hemo, encerrou o mês com uma palestra on-line sobre saúde mental e emocional, em alusão a campanha Janeiro Branco. Com tema “Sua saúde mental importa”, o diálogo abordou assuntos como práticas saudáveis de autocuidado e aspectos da Síndrome de Burnout, doença causada pelo excesso de tensão e estresse advindo dos locais de trabalho. A ação voltada para os colaboradores é uma parceria entre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Ao final da palestra foi disponibilizado para os participantes um e-book sobre saúde mental com dicas e conteúdo informativo sobre o tema.

Durante a apresentação, a psicóloga Lívia Brito, explicou que saúde mental é para todas as pessoas. “Falar sobre esse tema é um momento de conscientização e de oportunidade para repensarmos nosso próprio cuidado. E com esse compartilhamento de informações os colaboradores têm a chance de buscar novas estratégias de cuidado, obtendo melhorias na vida profissional e pessoal. ”

Além disso, Lívia conta que existem várias maneiras de melhorar a saúde mental. “Estabelecer uma rotina e evitar multitarefas, realizar exercícios físicos, ter momentos de lazer e descanso, são ações muito significativas. Assim como carregamos nossos celulares todos os dias, precisamos identificar quais são as práticas que nos ‘recarregam’, para que possamos ter energia e saúde suficiente. Assim, nossas relações vão ficar muito mais saudáveis e nosso desempenho no trabalho também será positivo”, ressaltou.

Segundo o diretor administrativo da Rede Hemo, Diogo Costa, a palestra foi um momento de relembrar o quanto é importante e necessário cuidarmos da saúde mental e emocional. “Precisamos conhecer nossos limites e respeitá-los. Além disso, necessitamos estar bem para lidarmos com nossas responsabilidades profissionais, familiares e individuais. Durante o bate-papo também falamos sobre a Síndrome de Burnout, que alerta sobre o esgotamento físico e emocional, relacionados ao acúmulo e excesso de responsabilidade que absolvermos. Muito importante e necessário esses diálogos”, finaliza o diretor.

Acesso à informação