Hemocentro Coordenador promove treinamento sobre primeiros socorros

(17/02/2022) Mais de 100 colaboradores do Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, participaram nos dias 14 e 15 de fevereiro do treinamento Suporte Básico de Vida, de forma teórica e prática. Durante os exercícios foram ensinados técnicas de reanimação como compressão torácica, obstrução de vias aéreas para bebês, crianças e adultos, além de ventilação de resgate. Os procedimentos exigem cautela e atenção para serem realizados e são fundamentais para os primeiros socorros de vítimas de engasgamento e parada cardiorrespiratória, caracterizada quando há uma perda súbita da função cardíaca, respiração e consciência.

O médico intensivista Francisco Fernando Carneiro Dias, conta que essa capacitação muda completamente o status de sobrevida de uma pessoa que precisou de atendimento. “O suporte básico de vida, quando bem realizado, aumenta a sobrevivência da pessoa que foi acometida por um mal súbito, até a chegada do suporte avançado. Por isso, a população civil precisa saber realizar procedimentos básicos de primeiros socorros, para que possa restabelecer minimamente um fluxo sanguíneo ou uma oxigenação. No fim, o resultado dessa iniciativa faz toda a diferença”, ressaltou.

O enfermeiro Leonardo Rocha de Oliveira também esclarece que o foco do treinamento é capacitar a equipe, para que estejam aptos a agir no momento e na hora certa. “Percebemos no olhar de cada um a sensação de realidade durante a simulação do atendimento. Mesmo aplicando as técnicas em um boneco sentimos um frio na barriga. Pessoas podem passar mal até mesmo durante uma doação de sangue, nosso objetivo é prestar suporte e evitar complicações maiores, além disso, situações como esta podem acontecer também dentro da nossa própria casa. ” O técnico de enfermagem Jailson Júnior Alves Borges comenta que o treinamento agregou muito valor aos colaboradores e que toda oportunidade de compartilhar conhecimento deve ser aproveitada.

Para Luciana Pacheco, técnica de enfermagem, a disponibilidade do Hemocentro em realizar capacitações como essas para os colaboradores é fundamental para que todos estejam alinhados com os procedimentos e protocolos de segurança. “A explicação dos facilitadores foi muito objetiva, fizeram um resumo amplo e de fácil compreensão. ” Já para o segurança Fernando de Araújo, o treinamento foi importante para que ele esteja preparado, caso precise auxiliar alguém dentro ou nas imediações do Hemocentro. “O certo é agir com calma, ter paciência e fazer o procedimento. ”

Segundo a coordenadora do Escritório da Qualidade do Hemocentro, Gisele Gomes, a unidade preza pela segurança de todas as pessoas. “Queremos que nossos colaboradores saibam agir em situações de emergência. É fundamental para a segurança, tanto dos pacientes, como de doadores e dos próprios colaboradores”, finaliza.

Acesso à informação