Colaboradores da Rede Hemo participam de palestra sobre educação no trânsito

(27/05/2022) Na tarde da última quarta-feira, 25 de maio, os colaboradores da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, participaram de forma presencial, no Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, e virtual nas oito unidades disponíveis no interior do Estado, de uma palestra sobre educação no trânsito, promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM), em parceria com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade. A iniciativa é em alusão a campanha Maio Amarelo, que chama atenção da população para o grande número de acidentes e mortes no trânsito de todo o mundo. Durante a palestra, todos os participantes ganharam uma cartilha com dicas para ser um bom motorista, adesivos e bottons.

O objetivo do encontro foi capacitar e relembrar as regras de boa conduta no trânsito, em benefício dos pedestres e dos próprios condutores. O agente de trânsito da SMM, André de Souza Siqueira, conta que a educação no trânsito é uma frente de trabalho que não tem como foco a fiscalização. Além disso, o código de trânsito prevê que uma porcentagem das multas deve ser reinvestida em sinalização e capacitações de atualização. “Estamos sempre promovendo ações em escolas, empresas, igrejas e asilos, para estimular a reflexão, visando a preservação da vida. Temos uma abordagem muito tranquila, e a aceitação é sempre muito boa. É um bate-papo descontraído. As pessoas precisam fazer um balanço do próprio comportamento de tempos em tempos. Esse momento aqui, por exemplo, é uma ótima oportunidade para fazermos essa revisão de conceitos, valores e comportamentos, sem precisar passar por uma situação desagradável lá fora”, ressaltou.

O agente, que atua na área há mais de dez anos, destaca que o trabalho de conscientização começa pelas crianças. “Iniciamos essa ação nos Centros Municipais de Educação Infantil, com crianças e com palhaços, é uma estratégia lúdica, para auxilia na absorção das informações. Entendemos que esse trabalho de base vai gerar resultados futuros. É mais fácil educar uma criança do que reeducar um adulto. Porém, não desistimos dos adultos, trabalhamos firmes. Temos tido resultados bem satisfatórios, pessoas que nos reportam sobre a mudança de comportamento. É um trabalho válido e tem sido muito proveitoso”, considerou André.

O motorista do Hemocentro Coordenador, Jeovani dos Reis Ferreira, disse que apesar da vivência no trânsito, aprendeu informações novas na palestra e já está colocando em prática. “Aprendi que é errado ligar o pisca - alerta ao parar na faixa de pedestre, nem imaginava isso, fiquei surpreso. Depois da explicação do agente, pude entender que a ferramenta é usada para sinalizar apenas acidentes e, que ao parar, na faixa para o pedestre, preciso me certificar que todos os demais veículos pararam também, para depois autorizar o pedestre seguir em frente. É sempre bom reciclar os conhecimentos. Adorei participar”, comentou.

A colaboradora do Escritório da Qualidade da Rede Hemo, Lorrayne Cristina Carlos Silva, comentou que a proximidade com os agentes de trânsito proporcionou uma quebra de barreiras. “A impressão que temos dos agentes é que sempre vão nos multar, né?! Esse contato foi interessante, eles nos deixaram a vontade, a palestra foi muito didática. Todos nós somos pedestres e tem coisas que são muito obvias, que a gente não percebe. Hoje ele falou com bastante clareza e conseguimos identificar erros que fazemos como próprios pedestres. É muito importante participar desse tipo de palestra, para reciclar nossos conhecimentos mesmo.”

A gerente do setor de Desenvolvimento e Segurança do Trabalhador das unidades da Rede Hemo, Gabriella Borges Roriz, conta que o tema é muito relevante. “Trouxemos para dentro da unidade especialistas, que estão todos os dias no trânsito. A ideia aqui é trazer conscientização para um trânsito mais humano, solidário, consciente, e contribuir com a redução de mortos e acidentes no transito da nossa cidade.”

Acesso à informação