Profissionais do Hemocentro participam de webinar sobre captação e fidelização de doadores de sangue

(27/07/2022) O Ministério da Saúde (MS) promoveu nos dias 18 e 19 de julho um webinar com profissionais de hemocentros de todo o país para falar sobre estratégias de captação e fidelização de doadores de sangue. O Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz direcionou colaboradores do setor de captação, escritório da qualidade, ciclo do doador, diretoria, jurídico e assessoria de comunicação para participarem do encontro on-line.

Fabiano Romanholo, coordenador-geral da Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, destacou que em 2021 foram realizadas 14 doações por mil habitantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país, o que corresponde a 1,4% da população brasileira, e que o MS promove campanhas constantes para incentivar os doadores de sangue. “Em 14 de junho deste ano lançamos a campanha Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece e o foco foi sensibilizar novos doadores, incentivar a doação regular de sangue e agradecer pela solidariedade e altruísmo de todos que já são voluntários". O coordenador informou que em 2022, o MS já investiu 1,8 bilhões nos serviços de hematologia e hemoterapia no país, que foram destinados à modernização das unidades, a qualificação de profissionais e ao fornecimento de alto custo para os pacientes assistidos pelo SUS.

Para a diretora-geral do Hemocentro Coordenador, Denyse Goulart, o webinar foi uma boa oportunidade para os profissionais que atuam na área de hematologia e hemoterapia compartilharem experiências. “Nós tivemos contato com profissionais de todo o país, que apresentaram estratégias de captação promissoras que valem a pena serem ampliadas em outros hemocentros. Esses encontros são sempre valiosos para o aprendizado de toda a equipe”, afirma.

Segundo a enfermeira Ymara Cássia Araújo, que atua no Ciclo do Doador do Hemocentro Coordenador, o webinar foi muito válido. “Pudemos acompanhar diversos relatos de outros hemocentros que agregaram com novas ideias para a captação de doadores, e que nos permitiram fazer uma autoavaliação, percebendo que também estamos caminhando de forma parecida com outras unidades na forma ativa de captar novos voluntários”, destaca.

Marília Jardim, do Núcleo de Captação de Doadores, reforçou a importância da integração dos profissionais e destacou a apresentação de modelos de mobilização social. “A iniciativa foi de grande importância e nos trouxe a reflexão que o momento é de renovação e que é preciso nos permitir a renovar as estratégias de captação para mudança de paradigmas”, pontua.

Acesso à informação