Hemocentro recebe visita de estudantes do terceiro período de biomedicina da Universidade Estácio de Sá

(28/09/2022) No dia 23 de setembro, o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz, recebeu a visita de alunos do terceiro período de biomedicina da Universidade Estácio da Sá, com objetivo de conhecer as instalações da unidade e práticas adotadas pelo banco de sangue, que possui certificação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – método de avaliação e certificação, reconhecido internacionalmente, por meio de padrões e critérios pré-estabelecidos, para promover segurança e qualidade no campo da saúde.

Logo na chegada, os alunos foram recebidos pela diretora técnica do Hemocentro Coordenador, por Ana Cristina Novais, recepcionou os estudantes reconhecendo a responsabilidade de receber os alunos na unidade. “Bom, principalmente, dentro de um banco de sangue, é uma honra recebê-los aqui, ter a preocupação de mostrar para eles que a biomedicina vai muito além de pipetar e liberar um resultado. É tentar despertar neles a importância de serem profissionais que busquem cada dia mais contribuir com a sociedade”, conta.

Jéssica Ribeiro, assistente administrativa da gerência de apoio técnico e operacional, acompanhou o grupo durante toda visita, mostrou o funcionamento das áreas do Hemocentro e os profissionais de cada setor, que explicavam um pouco sobre os procedimentos. “Nosso dever, no âmbito do ensino e aprendizagem, é levar a experiência do trabalho que a gente realiza aqui no Hemocentro. É uma sementinha que a gente planta no coração delas sobre a importância do nosso serviço na área da hemoterapia e hematologia, e que leva saúde e bem-estar para os nossos pacientes e, principalmente, nossos colaboradores.”

A visita teve passagem por diversos departamentos, dentre eles: triagem hematológica, triagem clínica, coleta, sala de aférese, unidade de atendimento dia, fisioterapia, laboratórios de sorologia, controle de qualidade, processamento e distribuição e descarte de resíduos. Na ocasião, os estudantes tiveram oportunidade de tirar dúvidas, fazer anotações, conversar com profissionais do Hemocentro.

A estudante Ranielly Olveira, percebeu a importância do Hemocentro e necessidade por um maior número de doadores para abastecer o banco de sangue e de profissionais qualificados para atender o setor. “É muito gratificante ver a quantidade de pessoas no ramo. Sinto até um certo orgulho do meu curso, daquilo que eu escolhi como profissão e, assim, é uma visão muito boa.”

Daynara de Lima Paiva Vilar, professora da Universidade Estácio de Sá, destacou a importância do momento para os alunos. “A visita na verdade vem aumentar esse conhecimento que o aluno tem no seu dia a dia ali nas suas aulas. Na disciplina de laboratório clínico mesmo a gente aprende muito sobre biossegurança, sobre o funcionamento de um laboratório em si. Então, a visita técnica no Hemocentro ela vem para exemplificar e aumentar esse conhecimento que o aluno tem.”

Acesso à informação