Gestão por Competências é tema do terceiro módulo do Programa de Líderes do Idtech
(01/11/2022) Dando continuidade aos treinamentos do Programa de Líderes, gestores da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech participaram, na última sexta-feira, 28 de outubro, do terceiro módulo do curso. Durante toda a manhã, o grupo se reuniu no auditório do Hemocentro Coordenador, em Goiânia, e também na sala virtual criada para participação das gerências da Rede Hemo, localizadas no interior do Estado, para ouvir a facilitadora e psicóloga Kerielle Rodrigues, que conduziu a capacitação com o tema “Gestão por Competências”.
Kerielle iniciou o treinamento falando sobre o dinamismo do mundo atual, também conhecido como o mundo Vuca, que é a abreviação para volatility, uncertainty, complexity and ambiguity, ou, em português, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. “Esse é um mundo que muda muito e traz novas propostas de valor, novas exigências do cliente, instituições que em outros tempos eram organizações tradicionais, e que se mantinham no mercado por esse tradicionalismo, hoje precisam se reinventar para permanecerem interessantes aos clientes.”
Ela destaca o papel dos gestores nessas empresas. “Nesse sentido, o líder é uma peça fundamental do processo, se não o protagonista, responsável pela manutenção do maior capital da organização que o capital intelectual.” A psicóloga chama atenção para aplicação da gestão por competência pelos líderes. “Hoje, considerando que nos recebemos colaboradores cada vez mais despreparados, no que tange as competências técnicas, e principalmente, comportamentais – as habilidades socioemocionais, a gestão por competência surge como um modelo de gestão de pessoas, mais aplicável no cenário atual, para instrumentalizar essa liderança no que se refere à avaliação desse time”, afirma Kerielle.
A facilitadora do treinamento também reforçou como líderes podem construir seus times utilizando a metodologia da gestão por competências. “É preciso avaliar quais são as competências necessárias, os itens de performance que devem ser analisados, através do comportamento dos colaboradores e como que eu trago essa metodologia para a prática no processo de desenvolvimento, feedback e avaliação de desempenho”, pontua.
Para a gerente do Escritório da Qualidade do Hemocentro Coordenador, Gisele Fedrigo, o terceiro módulo do Programa de Líderes veio somar ao trabalho desenvolvido no setor de qualidade. “Os profissionais que atuam nesta área precisam ter algumas competências técnicas e específicas para o desenvolvimento das atividades, e saber trabalhar com cada uma delas complementando o know-how dos profissionais que já atuam no setor contribuiu muito para alcance dos resultados”, afirma.
A gerente de Pessoal do Idtech, Thalita Hyodo, reforça a importância desse tipo de treinamento para a formação dos colaboradores da instituição. “Tem sido bem interessante perceber os colegas se identificarem no papel de líder que exercem, entendendo que trabalhar com as competências, tanto técnicas quanto comportamentais, de seus colaboradores é crucial para o sucesso do time. Vale pra nós como liderança de equipes, e como líder de nós mesmos, visualizamos nossa ‘vida real’ e a melhor forma de trabalhar tudo isso para o bem da organização.”
Gestão por Competências é tema do terceiro módulo do Programa de Líderes do Idtech
Kerielle iniciou o treinamento falando sobre o dinamismo do mundo atual, também conhecido como o mundo Vuca, que é a abreviação para volatility, uncertainty, complexity and ambiguity, ou, em português, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. “Esse é um mundo que muda muito e traz novas propostas de valor, novas exigências do cliente, instituições que em outros tempos eram organizações tradicionais, e que se mantinham no mercado por esse tradicionalismo, hoje precisam se reinventar para permanecerem interessantes aos clientes.”
Ela destaca o papel dos gestores nessas empresas. “Nesse sentido, o líder é uma peça fundamental do processo, se não o protagonista, responsável pela manutenção do maior capital da organização que o capital intelectual.” A psicóloga chama atenção para aplicação da gestão por competência pelos líderes. “Hoje, considerando que nos recebemos colaboradores cada vez mais despreparados, no que tange as competências técnicas, e principalmente, comportamentais – as habilidades socioemocionais, a gestão por competência surge como um modelo de gestão de pessoas, mais aplicável no cenário atual, para instrumentalizar essa liderança no que se refere à avaliação desse time”, afirma Kerielle.
A facilitadora do treinamento também reforçou como líderes podem construir seus times utilizando a metodologia da gestão por competências. “É preciso avaliar quais são as competências necessárias, os itens de performance que devem ser analisados, através do comportamento dos colaboradores e como que eu trago essa metodologia para a prática no processo de desenvolvimento, feedback e avaliação de desempenho”, pontua.
Para a gerente do Escritório da Qualidade do Hemocentro Coordenador, Gisele Fedrigo, o terceiro módulo do Programa de Líderes veio somar ao trabalho desenvolvido no setor de qualidade. “Os profissionais que atuam nesta área precisam ter algumas competências técnicas e específicas para o desenvolvimento das atividades, e saber trabalhar com cada uma delas complementando o know-how dos profissionais que já atuam no setor contribuiu muito para alcance dos resultados”, afirma.
A gerente de Pessoal do Idtech, Thalita Hyodo, reforça a importância desse tipo de treinamento para a formação dos colaboradores da instituição. “Tem sido bem interessante perceber os colegas se identificarem no papel de líder que exercem, entendendo que trabalhar com as competências, tanto técnicas quanto comportamentais, de seus colaboradores é crucial para o sucesso do time. Vale pra nós como liderança de equipes, e como líder de nós mesmos, visualizamos nossa ‘vida real’ e a melhor forma de trabalhar tudo isso para o bem da organização.”