Colaboradores da Rede Hemo participam de capacitação sobre a imuno-hematologia

(08/12/2022) Os colaboradores da Rede Estadual de Hemocentros de Goiás - Rede Hemo, participaram, entre os dias 29 de novembro e 1° de dezembro, do curso “Construindo o conhecimento em Imuno-hematologia.” A capacitação foi conduzida no formato híbrido, com aulas presenciais, ministradas no Hemocentro Coordenador e com transmissão on-line simultânea, alcançando todos os colaboradores das demais unidades da Rede Hemo no interior. A iniciativa ocorreu por meio da parceria firmada com a Bio-Rad, empresa fornecedora de insumos para os testes imuno-hematológicos de doadores e receptores.

O objetivo do curso é fortalecer Hemocentro Coordenador como coordenador da Política Estadual de Hematologia e Hemoterapia no Estado de Goiás, bem como fomentar a aquisição dinâmica de novos conhecimentos por meio de intercâmbio de saberes e experiências nas ações. A identificação de anticorpos irregulares; estudos de casos de anemias imuno-hemolíticas; doença hemolítica perinatal; anemias hemolíticas autoimunes, entre outros tópicos foram abordados durante a capacitação.

Segundo a palestrante Ana Lúcia Girello, a programação do curso foi feito sob medida para os colaboradores da Rede Hemo. "Durante essa capacitação, nós discutimos a resolução de casos complexos e algumas ferramentas sorológicas de rotina que são especiais, para que a gente possa avançar no diagnóstico e no tratamento de algumas patologias especificas. Foram três dias de conteúdo teórico aplicado à prática, então, os participantes puderam apresentar os seus casos para que realizássemos os estudos e, então, iniciamos a apresentação dessas técnicas especiais e como aplicá-las."

Ana Lúcia também destacou a relevância do conteúdo para os participantes. "Para o colaborador isso é um ganho, pois ele trabalha com mais assertividade, mais segurança e isso contribui com a realização dos testes de forma otimizada e com economia de recursos, materiais e humanos. As rotinas da imuno-hematologia são muito complexas, trabalhosas e demoradas. Às vezes, quando a gente não tem o algoritmo perfeito dos testes, acabamos fazendo testes demais sem chegar àquele resultado que esperamos. Então o objetivo do treinamento também é otimizar o uso dos reagentes e das técnicas adicionais, de forma que os resultados sejam mais eficientes e eficazes", ressaltou.

A colaboradora Reggiane Tessari, biomédica do Hemocentro Coordenador, contou que o curso foi repleto de momentos de união, motivação e de aprendizagem que envolveram todos os colaboradores na busca da excelência profissional, humanização e qualidade. “Nós aprendemos sobre as inovações técnicas no campo da imunohematologia, novos reagentes e técnicas complementares para a resolução de casos complexos na hemoterapia, visando segurança do paciente e a excelência no serviço prestado para toda a população usuária da Rede Hemo. Tivemos módulos teóricos e práticos, onde compartilhamos casos e experiências de maneira didática e esclarecedora. Foram momentos de união, motivação e de aprendizagem que envolveram todos os colaboradores na busca da excelência profissional, humanização e qualidade.

Acesso à informação