Idtech realiza inventário do almoxarifado, farmácia e nutrição do HGG e Hemocentro Coordenador
(09/01/2023) O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), realizou nos dias 28 e 29 de dezembro de 2022, o inventário do almoxarifado e farmácia do Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, e no Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, a nutrição também passou por contagem de estoque. Ambas instituições, que são administradas pela organização social, seguem as portarias Nº 0067/2022 e Nº 0068/2022 respectivamente, que trata das condições, prazos e normas para que o inventário seja realizado, trimestralmente. E especialmente todo fim de ano, em dezembro, o serviço é acompanhando pela empresa de auditoria externa contratada, a Consulcamp, que é responsável por emitir parecer quanto às demonstrações anuais, contábeis e financeiras.
O inventário de estoque serve para certificar que o controle de informações e dados relativos ao desenvolvimento de ações e atividades dos Contratos de Gestão estão de acordo com o balanço contábil referente ao ano em questão. De acordo com o coordenador de Finanças e Custos do Idtech, Rodolfo Vieira, o inventário traz diversos benefícios para as instituições, como a melhoria da gestão de estoque. “Esse trabalho é indispensável para a nossa organização, tanto no atendimento das demandas internas das unidades, quanto para aquisições futuras e redução de perdas e custos”.
Jhony Cajueiro da Silva, gerente do Apoio Logístico e Operacional do HGG, reforçou que o inventário é a principal ferramenta para auxiliar na gestão do estoque. “Essa ação nos permite ter uma maior segurança e confiabilidade no controle dos insumos. O inventário foi muito tranquilo, pois já é uma rotina do nosso setor, e a presença dos auditores nos trás segurança que estamos no caminho certo, além de nos proporcionar identificar pontos de melhorias. A expectativa para os próximos é reduzir a margem de erro e sermos ainda mais assertivos”.
Mirian Amaral de Melo é a gerente da farmácia do Hemocentro Coordenador e comentou que o controle de estoque é realizado rotineiramente, sendo poucos os ajustes realizados nos inventários. Em 2023 pretendemos melhorar ainda mais a acuracidade do inventário, especialmente pela instituição estar pleiteando a ONA 3. “Realizamos o inventário trimestralmente conforme portaria institucional e aos finais de ano o auditor acompanha a contagem. Na farmácia, é indispensável controle rígido na dispensação dos fatores de coagulação para os hemofílicos, visto que não é possível interromper a dispensa durante o inventário. Desta forma, faz-se necessário somar a contagem com a dispensação dos dois dias, e totalizar conforme o sistema. A acuracidade do inventário é essencial e deve ser o mais próximo de 100%, pois devemos prestar contas ao Ministério da Saúde”.
Barbara Borges Teixeira, subgerente de Apoio Logístico e Operacional do Hemocentro explicou que são escolhidos colaboradores de outros setores, para participar da auditoria, dando mais credibilidade para a contagem. “Com esse balanço conseguimos ter uma visão ampla de como está sendo desempenhada nossas funções no controle do estoque, como está sendo o uso dos insumos, se estão tendo grande saída ou se esse produto se tornou algo ‘raro’ de ser utilizado. Temos noção também do ponto de corte para compra, se houve extravio de mercadoria, e se estamos utilizando ou deixando vencer algum produto. Por exemplo, se faltar pilhas, isso afeta o atendimento na triagem do doador, já que ela é utilizada no aparelho de avaliação de pressão arterial, então, precisamos monitorar todos os insumos com bastante atenção.
Arthur Henrique Alves Mota é auditor do Consulcamp, participou do processo e contou que os itens mais relevantes para o estoque da empresa são auditáveis e qualquer divergência, um item a mais ou um a menos, é registrado. “Fim de ano a maioria das empresas fazem o seu balanço e a regularização do estoque, e a importância disso não é somente para a parte administrativa, mas também para a auditoria externa, como é o caso, por isso é fundamental ter o números ressalvados. Caso a contagem apresente qualquer alteração, na contagem física, enviamos para que a instituição realize os ajustes necessários”, concluiu.
Idtech realiza inventário do almoxarifado, farmácia e nutrição do HGG e Hemocentro Coordenador
(09/01/2023) O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), realizou nos dias 28 e 29 de dezembro de 2022, o inventário do almoxarifado e farmácia do Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, e no Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, a nutrição também passou por contagem de estoque. Ambas instituições, que são administradas pela organização social, seguem as portarias Nº 0067/2022 e Nº 0068/2022 respectivamente, que trata das condições, prazos e normas para que o inventário seja realizado, trimestralmente. E especialmente todo fim de ano, em dezembro, o serviço é acompanhando pela empresa de auditoria externa contratada, a Consulcamp, que é responsável por emitir parecer quanto às demonstrações anuais, contábeis e financeiras.
O inventário de estoque serve para certificar que o controle de informações e dados relativos ao desenvolvimento de ações e atividades dos Contratos de Gestão estão de acordo com o balanço contábil referente ao ano em questão. De acordo com o coordenador de Finanças e Custos do Idtech, Rodolfo Vieira, o inventário traz diversos benefícios para as instituições, como a melhoria da gestão de estoque. “Esse trabalho é indispensável para a nossa organização, tanto no atendimento das demandas internas das unidades, quanto para aquisições futuras e redução de perdas e custos”.
Jhony Cajueiro da Silva, gerente do Apoio Logístico e Operacional do HGG, reforçou que o inventário é a principal ferramenta para auxiliar na gestão do estoque. “Essa ação nos permite ter uma maior segurança e confiabilidade no controle dos insumos. O inventário foi muito tranquilo, pois já é uma rotina do nosso setor, e a presença dos auditores nos trás segurança que estamos no caminho certo, além de nos proporcionar identificar pontos de melhorias. A expectativa para os próximos é reduzir a margem de erro e sermos ainda mais assertivos”.
Mirian Amaral de Melo é a gerente da farmácia do Hemocentro Coordenador e comentou que o controle de estoque é realizado rotineiramente, sendo poucos os ajustes realizados nos inventários. Em 2023 pretendemos melhorar ainda mais a acuracidade do inventário, especialmente pela instituição estar pleiteando a ONA 3. “Realizamos o inventário trimestralmente conforme portaria institucional e aos finais de ano o auditor acompanha a contagem. Na farmácia, é indispensável controle rígido na dispensação dos fatores de coagulação para os hemofílicos, visto que não é possível interromper a dispensa durante o inventário. Desta forma, faz-se necessário somar a contagem com a dispensação dos dois dias, e totalizar conforme o sistema. A acuracidade do inventário é essencial e deve ser o mais próximo de 100%, pois devemos prestar contas ao Ministério da Saúde”.
Barbara Borges Teixeira, subgerente de Apoio Logístico e Operacional do Hemocentro explicou que são escolhidos colaboradores de outros setores, para participar da auditoria, dando mais credibilidade para a contagem. “Com esse balanço conseguimos ter uma visão ampla de como está sendo desempenhada nossas funções no controle do estoque, como está sendo o uso dos insumos, se estão tendo grande saída ou se esse produto se tornou algo ‘raro’ de ser utilizado. Temos noção também do ponto de corte para compra, se houve extravio de mercadoria, e se estamos utilizando ou deixando vencer algum produto. Por exemplo, se faltar pilhas, isso afeta o atendimento na triagem do doador, já que ela é utilizada no aparelho de avaliação de pressão arterial, então, precisamos monitorar todos os insumos com bastante atenção.
Arthur Henrique Alves Mota é auditor do Consulcamp, participou do processo e contou que os itens mais relevantes para o estoque da empresa são auditáveis e qualquer divergência, um item a mais ou um a menos, é registrado. “Fim de ano a maioria das empresas fazem o seu balanço e a regularização do estoque, e a importância disso não é somente para a parte administrativa, mas também para a auditoria externa, como é o caso, por isso é fundamental ter o números ressalvados. Caso a contagem apresente qualquer alteração, na contagem física, enviamos para que a instituição realize os ajustes necessários”, concluiu.