Compliance: treinamento aprimora técnicas de investigação interna para apuração de denúncias

(30/03/2023) No dia 27 de março, os membros do Comitê de Compliance do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano - Idtech, Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo e Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG participaram de treinamento para aprimorar técnicas de investigação interna para apuração denúncias, que permite o monitoramento e sistematização de boas práticas e atende as exigências para empresas e instituições que lidam com recursos públicos, fazendo da gestão mais transparente e com ferramentas que destacam padrões e procedimentos legais e éticos. A capacitação foi ministrada pela coordenadora do Comitê de Compliance e Política de Gestão de Riscos do Idtech, Adriane Espíndola. Segundo a profissional, o objetivo do encontro é qualificar os integrantes do programa para melhor avaliação e diagnóstico das denúncias recebidas.

“Essas investigações internas são parte das atividades do comitê de compliance para apurar a veracidade ou não das denúncias. Lembrando que a apuração tem um procedimento especial, fluxo definido pela superintendência do Idtech, e as investigações são abertas de acordo com o tema e a complexidade. Às vezes, é realizado apenas análise de documentos, de imagens, outras vezes, requer entrevistas, para esclarecer demais questões. Vale ressaltar que todos esses procedimentos são realizados de forma independente, o que nos fornece autonomia e independência. Assim, somente após verificação completa do caso, são enviadas as conclusões, sugestões, para a instância máxima da instituição. O canal é uma importante ferramenta de detecção de eventuais desvios de conformidade. Pode ter vários desdobramentos. Portanto, temos políticas com medidas disciplinares que regulamentam essas infrações.”

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, comenta que o treinamento foi extremamente válido, principalmente por se tratar de um processo delicado, onde há uma denúncia contra algo ou alguém. “Chamou nossa atenção para que a gente possa observar como fazer uma pergunta, como elaborar uma entrevista caso seja necessário realizar alguma abordagem, como construir uma hipótese, realizar a análise dos dados, e para estabelecer uma conclusão mais fidedigna do caso. Foi um treinamento que facilitou o entendimento para que a gente possa fazer uma apuração das denúncias de forma consistente e que tenha o resultado esperado”, considerou.

Para a diretora de Enfermagem do HGG, Natálie Alves, a capacitação é uma oportunidade para alinhar fluxos e dividir conhecimentos. “O programa de Compliance é um projeto muito importante, que precisar ser realizado de forma continuada, além disso, é uma ferramenta para análises mais uniformes, imparciais e profissionalizadas.”

Acesso à informação