Hemocentro Coordenador realiza acolhimento de novos estagiários

(05/04/2023) O Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz realizou o acolhimento de oito novos estagiários, nesta segunda-feira, 3 de abril. São alunos do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) e Centro Universitário Estácio de Sá de Goiás (Fesgo) dos cursos de Farmácia e Biomedicina, que farão estágio observacional com carga horária de quatro horas e período de até 60 dias. O objetivo é integrar o aluno orientando sobre as normas internas e de biossegurança, além de estimulá-los à doação de sangue.

Jéssica Ribeiro Arantes Martins, que faz parte da Gerência do Apoio Técnico e Operacional, contou sobre a dinâmica do acolhimento. “Os estudantes fazem primeiro uma visita a todos setores, como ciclo do sangue, ciclo do doador, áreas técnicas e administrativas. Depois passam por aulas de biossegurança, gerenciamento de resíduos e são apresentados ao Núcleo de Segurança do Paciente (NPS). Por fim, são orientados sobre os fluxos e normas internas da instituição. A cada cenário de aprendizagem, eles recebem feedback dos supervisores, que os acompanham ao longo do período de estágio na unidade.”

Renner Cassio Martins, técnico em segurança do trabalho, comentou que esse treinamento de integração é realizado para todos os colaboradores. “O risco biológico ainda é a maior causa dos acidentes de trabalho, então a intenção é informar sobre as medidas de proteção que a instituição oferece, falar sobre o uso correto dos EPIs, e caso aconteça alguma situação adversa, quais as providências devem ser tomadas.”

O estudante de Biomedicina da Unifan, Hygor Ribeiro, confessou que ficou impressionado com a estrutura do Hemocentro Coordenador. “Fizemos um tour bem completo, eu não conhecia e me surpreendi com o tamanho e organização. Esse é meu terceiro estágio e depois de ter passado por Unidades Básicas de Saúde, é realmente impressionante como tudo funciona. Aqui os critérios são seguidos à risca, existe esse controle de qualidade e sabemos como isso impacta no atendimento ao paciente do começo ao final, e também na rotina dos profissionais e no meio ambiente. Minha expectativa é aprender, evoluir, ajudar a equipe e quem sabe trabalhar aqui depois de formado.”

A diretora de Ensino e Pesquisa da Rede Estadual de Hemocentros, Cáritas Franco, reforçou que essa é uma parceria realizada por meio de convênio entre as instituições de ensino superior e a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES), e que é uma oportunidade para contribuir na formação de novos profissionais. “O trabalho realizado no Hemocentro Coordenador é muito específico e naturalmente, tem normas específicas, portanto, os alunos são acompanhados em todas suas atividades, supervisionados e avaliados no decorrer do estágio. Assim, atuando no processo desde a graduação dos alunos, estamos trabalhando precocemente e continuamente para excelência na assistência.”

Acesso à informação