Hemocentro promove coleta de sangue durante exposição de carros antigos

(04/05/2023) A unidade móvel da Rede Estadual de Hemocentros - Rede Hemo participou neste domingo, 26 de fevereiro, do Encontro Mensal Interclubes de Veículos Antigos, realizado no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. Ao todo, 12 voluntários se candidataram para a doação de sangue e 8 bolsas foram coletadas. Além disso, foram realizados cinco cadastros para doação de medula óssea.

Admiradora de carros antigos, a moradora do Bairro Capuava, Isabella Teixeira Guimarães, 22 anos, falou sobre sua motivação em se candidatar para ser doadora de medula óssea. “Sou formada em Ciências Biológicas eu sempre vi que há uma compatibilidade muito baixa de doadores de medula, muito pela baixa compatibilidade. Então, quando soube que o ônibus estaria aqui não perdi a oportunidade de me cadastrar e se der tudo certo irei ajudar uma pessoa que estiver precisando.”

Expositor na parte de roupas e alimentos da feira, Rafael Fiuza explicou suas motivações em ser um doador de sangue e afirmou que separou um tempo em seu trabalho na feira para realizar esse ato voluntário. “Minha motivação para ser doador de sangue vem desde a infância quando vi parentes meus precisarem em situações de internação. Meu pai também me ensinou essa prática que ajuda muitas pessoas.”

O presidente do Interclubes de Goiás, Renato Capeleti, ressaltou a importância da parceria entre a entidade e o Hemocentro para fomentar a cultura de doação entre os participantes da feira ao longo de 2023. “A parceria entre o Interclubes e o Hemocentro traz uma satisfação pessoal para cada expositor em ajudar pessoas que precisam e que podem até perder suas vidas se não receberem uma doação de sangue. Queremos chegar no final do ano com uma meta cada vez maior de doadores a cada edição em que a unidade móvel estiver conosco.

A enfermeira que atua na Unidade Móvel, Talita Basílio, falou sobre o valor da disponibilidade de um espaço móvel para coleta. “Uma coleta como a realizada nesta exposição de carros é de extrema importância, pois gera uma oportunidade a mais para que o doador possa exercer seu ato voluntário. A disponibilidade de se ter um local móvel para doação é importante, pois muitas vezes, as pessoas não têm a disponibilidade de horário para ir até a unidade de segunda a sexta, por estarem trabalhando. Sendo assim, facilitar o acesso ao Hemocentro por meio da unidade móvel é uma forma de estimular ainda mais o ato de doar sangue.”

Acesso à informação