Hemocentro realiza evento para celebrar a Segurança do Paciente

(04/05/2023) O Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, por meio do Escritório da Qualidade, realizou nos dias 27 e 28 de abril, uma ação em alusão ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no último dia 28. Durante os dois dias, cerca de 120 colaboradores participaram ativamente no auditório e virtualmente. No primeiro dia de atividade, as enfermeiras assistiram a vídeos relatando falhas no atendimento ao paciente e na sequência, foram divididas em grupos para estudos de casos. No segundo dia do evento, colaboradores de diversos setores como enfermagem, recepção, administração, manutenção, copa e da tecnologia da informação, participaram de uma palestra com a Coordenadora Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Goiás CESPCISS/GO, Adriana Gomes Pereira.

Para a palestrante, o tema apresentado é de grande importância em razão de envolver todos os profissionais, independente da área em quem trabalham, eles contribuem para a segurança do paciente. “Quem está na portaria faz a segurança não só do paciente, mas também dos profissionais, pois sabe quem está adentrando a unidade, a recepcionista que preenche todos os dados corretamente do paciente, o pessoal da limpeza faz a desinfecção e higienização correta do ambiente. E assim acontece com todos os colaboradores, afinal, todos estão envolvidos”, pontuou Adriana.

A coordenadora do Escritório de Qualidade, Gisele Gomes Fedrigo, informou que mensalmente os indicadores de notificações realizadas são monitorados pela instituição e que, neste momento, estão engajando os colaboradores a notificarem sempre. “No último ano (2022) o último indicador de notificações estava muito baixo, por subnotificação. Nossa pretensão é melhorar os indicadores para crescermos”, completou a enfermeira.

Com planos de ingressar no curso em técnico de enfermagem em um futuro próximo para crescer dentro do Hemocentro, a recepcionista Alane de Sousa Sena, 30 anos, explica a importância de ser convidada pela primeira vez do treinamento. “Temos um alto padrão de atendimento em todos os setores. Com a oportunidade que tive em participar desta capacitação em segurança do paciente, sei que serei ainda mais eficiente no meu trabalho. Gosto muito de estar envolvida na área da saúde e isso me motiva a buscar crescer na instituição”, finalizou.

No final do treinamento, os participantes receberam o crachá da campanha com os seis protocolos da segurança do paciente, que são identificar corretamente o paciente ou doador; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição no uso e na administração de medicamento; realizar punções assépticas; higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas.

Acesso à informação