Rede Hemo participa de reunião com a Hemorrede que define prioridades para 2023

(29/05/2023) A Hemorrede, que reúne os hemocentros de todo país, realizou a primeira reunião da nova gestão com representantes de todos os estados. O encontro virtual ocorreu no mês de abril serviu para debater diversos pontos para ampliação e fortalecimento da rede no Brasil. Representando Goiás, participaram o gestores da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, a diretora técnica Ana Cristina Novais, diretora-geral Denyse Silva Goulart e o coordenador estadual da Hemorrede Kellyngton de França Magalhães.

A reunião também serviu para listar os principais pontos que precisam entrar na pauta deste ano, como os investimentos necessários. Apesar de técnico, o encontro é extremamente relevante para retomada das discussões para avanços na área.

Uma nova reunião já foi marcada para julho com a diretoria da Rede Hemo. A ideia é que as discussões, que serão realizadas em todos os estados, avancem no sentido de ampliar a atuação e o alcance dos hemocentros. Neste sentido, reativar a câmara técnica nacional é relevante porque ela pode assessorar, em caráter consultivo, os debates para as políticas nacionais de sangue e hemoderivados.

Este grupo também é habilitado a discutir e fazer a interlocução da hemorrede pública articular a divulgação de ações regionais e nacionais. Pelo Ministério da Saúde, participaram o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior; a diretora do DAET/SAES, Suzana Ribeiro e a coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados – CGSH/DAET/SAES, Joice Aragão.

Goiás

O Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, teve sua sede própria inaugurada em 18 de agosto de 1988. Criado nos moldes do Pró-Sangue - Programa Nacional do Sangue/Ministério da Saúde, o Hemocentro exerce papel fundamental no contexto da saúde pública e visa proporcionar condições que assegurem a quantidade e qualidade do sangue, hemocomponentes e hemoderivados a serem transfundidos.

Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo

A Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo é o conjunto das Unidades Públicas em Goiás que atuam na área de Sangue e Hemoderivados, visando atender a demanda de sangue nos Hospitais públicos e contratados pelo SUS em todo o Estado. O Hemocentro vem estendendo seus serviços gradativamente através da expansão da Rede Hemo, contemplando assim, a população do interior do Estado e, sobretudo, eliminando procedimentos hemoterápicos inseguros.

Atualmente, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech é a Organização Social que administra a Rede Hemo em Goiás, que é composta por um (1) Hemocentro Coordenador (Goiânia-GO) – Hemogo, duas (2) unidades móveis de coleta de sangue, quatro (4) Hemocentros Regionais, quatro (4) unidades de coleta e transfusão. A Rede Estadual conta ainda, com duas (2) unidades de coleta e transfusão e 18 agências transfusionais.

Acesso à informação