Voluntários são homenageados pela Rede Hemo no Dia Mundial do Doador de Sangue

(16/06/2023) A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo promoveu na manhã da quarta-feira, 14 de junho, uma cerimônia em sua unidade coordenadora para homenagear os doadores de sangue de todo estado de Goiás. Durante o evento foram entregues troféus aos doadores recorrentes e certificados aos parceiros das escolas do projeto Doador do Futuro, que tem como objetivo o estímulo a novos doadores. A superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira, que na ocasião representou o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, e a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, conduziram os trabalhos e entregaram as honrarias aos convidados. Ações em homenagem a doadores de todo estado de Goiás foram feitas em todas as unidades da Rede Hemo, nas cidades de Goiaânia, Catalão, Ceres, Rio Verde, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis.

Inspirada pela sua mãe, que é doadora regular de sangue, a estudante do ensino médio, Bianca Iasmin Fonseca, de 17 anos, fez sua segunda doação neste ano e está entre as homenageadas da data. “Assim que completei 16 anos fiz minha primeira doação. Na segunda doação já estava mais tranquila, acostumada. Doar sangue para mim é muito importante porque ajudamos pessoas que não conhecemos. Inclusive nós mesmos podemos precisar de sangue. Então faço isso por ter a certeza que posso ajudar muitas pessoas.”

Recordista entre os homenageados, com 48 doações de sangue, o pastor Josivaldo Ribeiro Noleto, explicou o que o motiva a fazer esse gesto de amor ao próximo há tantos anos. “Eu sou doador de sangue há 29 anos. E sempre que posso a cada três meses em média eu faço minha doação. O que me motiva ser um doador é saber que estou compartilhando a vida com outras pessoas. Eu nunca precisei receber doação, mas sei que tem muitas pessoas que precisam, como meu pai que necessitou em um momento de doença e que foi ajudado por pessoas como eu.”

Representante das escolas participantes do projeto Doador do Futuro, que foi diplomada no evento, a Ana Clea Oliveira, gestora da escola Caminhos Brilhantes, de Goiânia, falou sobre a importância da homenagem para essas instituições. “Meu pai sempre foi doador de sangue e é uma honra para mim participar de um projeto como esse. Enquanto representante das escolas que integram esse projeto, receber essa homenagem hoje foi honroso para todos nós, pois é um sinal de que o que estamos fazendo vale a pena. E isso nos estimula cada dia mais participar de projetos como esse que salva e ajuda a vida de pessoas.” A cerimônia contou também com representantes da Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig, Caminhos Brilhantes, Escola Vivenciar, Mapple Bear, Escola Vivenciar, Escola Adventista Jardim Europa, Escola Municipal Rui Rodrigues e Colégio Externato São José.

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, enalteceu a homenagem feita em toda a rede aos doadores regulares que colaboram voluntariamente todos os meses. “Queremos que nossos doadores sejam recebidos de forma calorosa e se sintam em casa aqui quando fizerem sua doação de sangue. Vocês salvam milhares de vidas com esse gesto nobre da doação de sangue e plaquetas. Em 2022 recebemos mais de 60 mil candidatos a doadores, sendo que 95% deste total foi de pessoas que vieram espontaneamente. Estamos mudando a cultura de doação em Goiás. Graças a doação de cada um de vocês, distribuímos ano passado cerca de 66,3 mil bolsas de sangue para hospitais no estado. Obrigado a todos vocês voluntários.”

Além disso, durante o evento, a diretora-técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, entregou um certificado em homenagem a artista plástica, Eloá Moraes, criadora da exposição “Cerrado em Pauta”, exposta no Hemocentro Coordenador, que faz parte do projeto “Arte pela vida”, que está em sua 5ª edição.

Acesso à informação