Hemocentro Coordenador realiza treinamento de brigadista de incêndio

(28/06/2023) Colaboradores do Hemocentro Coordenador Nion Albernaz, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, em Goiânia, passaram por treinamento sobre incêndio e primeiros socorros. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo brigadista Danilo Rosa durante dois dias. Depois de aprenderem e relembrarem alguns pontos básicos de cuidados para se evitar incêndios e o que fazer depois do acidente, os participantes colocaram a mão na massa. Eles simularam o resgate e transporte de vítimas, além de usarem extintores e mangueiras de incêndio para apagar o fogo.

O treinamento teórico foi realizado no auditório da unidade e os participantes fizeram uma avaliação do aprendizado no final. A parte prática foi executada na área externa. Os novos brigadistas do Hemocentro Coordenador também simularam o acionamento de sinais de emergência, o uso das mangueiras de incêndio para controle de fogo de pequenas, médias e grandes proporções, e também aprenderam como elas devem ser guardadas para estarem prontas para uso.

O brigadista responsável pelo treinamento, Danilo Rosa detalhou que entre as funções do brigadista, está a realização de inspeções periódicas nos equipamentos de atendimento a emergência e combate a incêndio, como extintores, hidrantes, mangueiras e maca de primeiros socorros, por exemplo. Eles também precisam conhecer o Plano de Atendimento a Emergência da edificação, participar de simulações e treinamentos periódicos, além de agir de forma preventiva.

Daiane Ferreira do Nascimento atua na vigilância da unidade e participou do treinamento. Ela já havia participado de outros cursos, inclusive de socorro e primeiros socorros. Mas ela destaca que a forma e o método de apresentação do conteúdo foi diferente e mais fácil de assimilar. “Gostei do conteúdo e da forma administrada. Precisamos sempre reciclar este tipo de conhecimento porque não é algo da nossa rotina, mas no caso da necessidade, precisamos estar preparados.”

Brigadistas

Membro do Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - Sesmt do Hemocentro, Renner Cassio Martins Bessa entende que toda a dinâmica, com um dia de aulas teóricas e outro dia para colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, foi suficiente para que os participantes saíssem do treinamento com as noções necessárias para atuarem em caso de necessidade e de urgência. “Foram repassadas informações não só para casos de incêndios, mas de prevenção também.”

Ele lista que foram repassadas informações sobre como deve ser a atuação do brigadista, como o extintor deve ser conferido, se a pressão dele está normal, se falta algum item de segurança na unidade e se a sinalização está adequada. Renner acrescenta que este treinamento é realizado a cada três anos e que o balanço é positivo, já que todos os departamentos indicaram representante. “Essa é uma obrigação técnica, mas todos sabemos da importância e todos os participantes abraçaram o assunto.”

Acesso à informação