Rede Hemo promove campanha de doação de sangue com times do futebol goiano

(30/06/2023) A união de rivais em prol de uma causa nobre e maior. Esse foi o mote da campanha Doe Sangue e Marque Um Gol pela Vida lançada na terça-feira, 27 de junho, pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo em sua sede em Goiânia. Entre os presentes estiveram o governador em exercício, Daniel Vilela, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio, representantes da Federação Goiana de Futebol, e representantes dos times de futebol Goiás, Vila Nova, Atlético Goianiense, Aparecidense, Crac de Catalão, Anápolis e Iporá, além de membros da imprensa esportiva goiana e torcedores doadores de sangue.

Decorado com os emblemas dos clubes goianos em sua entrada principal, na sala de coleta de sangue, na entrada do auditório, o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz se tornou uma arena para todas as torcidas e mascotes dos clubes envolvidos na ação, que teve como um dos principais acontecimentos o lançamento do Hemoguinho, o mascote da Rede Hemo que irá visitar jogos específicos ao longo do segundo semestre para divulgar a cultura da doação de sangue entre torcedores.

Durante a cerimônia, Daniel Vilela, falou sobre sua relação com o futebol e a doação de sangue. O futebol é o esporte mais amado e vivenciado pelos brasileiros. Portanto, uma iniciativa como essa é muito inteligente, pois coloca toda a emoção e rivalidade do esporte a serviço da doação de sangue. Essa é uma demonstração de que o futebol tem o poder de unir e salvar vidas.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio, esteve na cerimônia de lançamento do projeto e evidenciou a importância de se estimular a doação de sangue. Cada doador que nós conseguimos estamos salvando em média quatro vidas. A população em geral é sempre bem-vinda para doação, porém essa campanha é voltada para estimular torcedores dos clubes goianos.

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, agradeceu a presença e engajamento de todos os times de futebol no lançamento do projeto. Nosso objetivo é envolver o público que é apaixonado por futebol, para sensibilizar novas pessoas para essa causa tão importante que são as doações de sangue. A paixão pelo esporte, pelos craques, é algo muito especial e têm grande poder de mobilização. Por meio dessas personalizados encontramos exemplos e oportunidades de salvar vidas.

Opiniões

Professor de Geografia e torcedor do Anápolis, Ramon Loyola de Oliveira, falou sobre a importância de participar dessa ação. É com grande prazer que estamos aqui e sabemos que o Anápolis e sua torcida tem essa relevância entre os times do interior de Goiás. Nosso intuito é angariar doadores de sangue para ajudar muitas pessoas. E com certeza o sangue tricolor, o sangue alvi-rubro, o sangue colorado, todos esses de todas essas torcidas envolvidas vão ajudar a quem precisa.

Renato Barcelos, torcedor esmeraldino, explicou o que o motiva a ser um doador regular de sangue. Esse é o momento de unir as torcidas em prol da doação de sangue que é um ato solidário e que para mim é um gesto de gratidão, uma vez que meu avô precisou de sangue alguns anos atrás e o Hemocentro colaborou e agora estou aqui para retribuir mais uma vez.

Representante do Crac de Catalão, o dirigente de futebol Wellington Borges, ressaltou a necessidade de se doar sangue para ajudar pessoas que precisam em situações de emergência. A Rede Hemo e o Governo de Goiás estão de parabéns por essa iniciativa que visa estimular novos doadores de sangue. Só quem passa por uma situação de precisar de uma doação de sangue, sabe o quanto é sofrido precisar e não ter, e o quanto uma doação pode ser importante para uma pessoa. Por isso nossa torcida estará empenhada neste projeto.

Acesso à informação