Octapharma visita Hemocentro para estreitamento de laços

(12/07/2023) A diretoria da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo recebeu no mês de junho, a analista de banco de sangue e plasma da Octapharma, Júlia Oliveira, para uma visita técnica em sua sede no Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia. Após conhecer as instalações da unidade, os protocolos de atendimento e o ciclo do doador, Júlia foi apresentada aos gerentes de cada setor. Em um segundo momento, aconteceu uma reunião onde a analista de sangue apresentou todo o ciclo de produção de medicamentos produzidos através do plasma sanguíneo distribuído pelo Hemocentro, desde a coleta, o transporte até a Hemobrás, todo o monitoramento de temperatura durante toda essa logística até a chegada na Suécia e posteriormente o retorno já em forma de medicamento para o Ministério da Saúde (MS) para que aconteça o atendimento aos pacientes. Na ocasião, foi repassado pela diretoria da Rede Hemo as evidências sobre o plano de ação e um realinhamento estratégico.

Durante a visita foram traçadas as principais metas em conjunto entre Rede Hemo e Octapharma para a disponibilidade de plasma destinado à indústria para as próximas coletas, alinhamento sobre as melhores metodologias de logística, antecipando as diversidades e garantindo assim a melhor incorporação de conhecimentos para que toda a equipe da Rede Hemo esteja mais integrada no arranque do programa e do entendimento de como acontece o programa de fracionamento do plasma pela Octapharma. Foram ainda avaliadas boas práticas existentes e enquadrá-las no programa em curso.

Para Júlia Oliveira, a contribuição da Hemo Rede é muito importante tanto a nível regional quanto a nível nacional. “Consideramos que o Hemocentro deverá estimular não só a contribuição no número de plasma para o fracionamento, mas também a comunicação positiva do programa a qual participa. Os ciclos virtuosos constroem-se pela soma das partes. Sendo assim, a junção de todos é importante na construção e manutenção do programa de fracionamento de plasma para a indústria. Queremos destacar que, mais do que iniciar este processo, é importante sua consolidação para que consigamos materializá-lo em uma realidade para toda a população brasileira em benefícios do retorno deste plasma na forma de produto acabado”. A representante da Octapharma pontuou que a estrutura do Hemocentro é excelente, oferecendo uma união de modernidade, contemporaneidade, funcionalidade e atenção com os seus pacientes, doadores e colaboradores.

Ana Cristina Novais, diretora-técnica da Rede Hemo, salientou a importância dessa parceria. “Foi um momento de troca de informações e ajustes para um alinhamento adequado e crescimento da nossa equipe”, pontuou. A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, endossou a fala da colega e acrescentou que foi enriquecedor o encontro para o conhecimento de detalhes sobre o funcionamento da fábrica na Europa. "Essa aproximação entre Hemocentro e Octapharma para o compartilhamento de experiências foi o ponto forte do encontro. Foi gratificante observar que a Júlia ficou admirada com o avanço tecnológico, de infraestrutura e técnico do Hemocentro durante toda a visita. Essa parceria está acontecendo graças ao investimento realizado pelo Idtech na instituição", explicou ela fazendo referência à organização social (OS) que gerencia a unidade.

Acesso à informação