Hemobrás entrega Certificado de Qualificação Técnica ao Hemocentro

(14/07/2023) Presidente da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - Hemobrás, Antônio Edson Lucena visita o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, nesta segunda-feira, 17 de julho. Ele vem para conhecer as instalações da unidade e entregar o Certificado de Qualificação Técnica. Este certificado atesta a qualidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, em Goiás. A solenidade marcada para às 10 horas no auditório da unidade, contará com a presença de representantes de diversos órgãos federais e do vice-governador Daniel Vilela e demais autoridades estaduais.

Recentemente, auditores da Hemobrás visitaram o Hemocentro Coordenador com objetivo de conhecer os processos de trabalho, sobretudo na produção de plasma e a capacidade de armazenamento, a fim de atestar boas práticas e planejar a logística de recolhimento do plasma excedente para o envio à indústria.

No Brasil, a produção e a venda de medicações feitas a partir do sangue humano só podem ser feitas pelo Estado. Goiás retomou em 26 de maio deste ano, o envio de plasma a estatal depois de 15 anos. Após recebimento da matéria-prima pela Hemobrás, o plasma segue para três fábricas na Europa, onde é processado e só então retorna na forma de medicamentos biológicos, como o Fator VIII e IX usados em tratamento de pacientes com coagulopatias hereditárias como a hemofilia, além da produção de imunoglobulina e albumina humana.

O Hemocentro de Goiás é uma das 45 unidades de serviços de hemoterapia de diferentes regiões do país que retomou o envio de plasma para a Hemobrás depois dessa pausa.

Além da doação

O Hemocentro Coordenador é referência em atendimento às doenças hematológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como hemofilia, doença de von Willebrand, deficiência do fator VII, Fator V Layden, doença de Gaucher e três tipos de anemia, inclusive a falciforme. Também realiza a assistência farmacêutica e a entrega de medicamentos de alto custo, oriundos do Ministério da Saúde, para os pacientes hemofílicos e de doença de Von Willebrand.

O local conta com espaços para o atendimento de fisioterapia, psicologia, enfermagem, serviço social, odontologia e nutrição. Possui também a Unidade de Atendimento Dia, que realiza procedimentos como infusão de medicamentos, tais como fatores de coagulação, de imiglucerase, noripurum e imunoglobulina humana, além de sangria terapêutica e transfusão sanguínea. Ao todo, são oito leitos, divididos em três masculinos, três femininos e dois de atendimento pediátrico, além de quatro poltronas para a infusão de medicamentos.

Atualmente, a Rede Hemo atende 667 pacientes em Goiás portadores de coagulopatias em tratamento com fatores de coagulação, sendo estes 341 portadores de hemofilia A, 55 de hemofilia B, entre outras coagulopatias.

Reformas
O Hemocentro Coordenador, em Goiânia, foi reformado e entregue à população pelo Governo do Estado em 1º de junho de 2021. A unidade recebeu recursos de R$ 9,3 milhões da Secretaria de Estado da Saúde (SES), além de verba para aquisição de mobiliários e equipamentos. Ao longo dos 30 anos anteriores, o órgão não havia recebido investimentos necessários para a melhoria da estrutura física e tecnológica.

Hemobrás - Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia
É uma empresa pública nacional com a missão de pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para atender prioritariamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Hemobrás, vinculada ao Ministério da Saúde, é uma indústria farmacêutica da mais alta relevância para o país. Insere o Brasil em posição de vanguarda na indústria farmacêutica mundial, contribuindo diretamente para a redução da dependência externa e levando qualidade de vida para milhares de pessoas em todo o país.

Acesso à informação