Gerentes do Hemocentro e do HGG participam de capacitação promovida pela SES

(17/07/2023) Nesta quarta-feira, 12 de julho, a gerente do Escritório da Qualidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, Gisele Fedrigo e a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, Sumaya Gomes, participaram da capacitação sobre Operacionalização dos Sistemas de Informação de Saúde, direcionada aos profissionais dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar – Renavah. O evento conduzido pela Coordenação do Sistema Nacional de Agravos e Notificações (Sinan) e outros Sistemas de Informação em Saúde, aconteceu no laboratório de informática da Faculdade Unida de Campinas - Unicamps, proporcionando o aprendizado na prática as particularidades de cada sistema de informação e ainda o treinamento de como utilizar e extrair dados do sistema.

Gisele Fedrigo pontuou que as principais novidades implementadas pela SES, que serão utilizadas no Hemocentro, a exportação de dados do Sinan e os relatórios que serão implementados pela SES para atender o perfil da Rede Hemo, visto que hoje no Sistema Integrado de Gerenciamento de Usuários do SUS (Sigus) existem informações que não são possíveis de serem alimentadas pois o sistema não abrange a Rede de Hemocentros. “Treinamentos como esse proporcionam para as unidades de saúde um alinhamento de informações que são pertinentes para melhorar o desempenho", finalizou Fedrigo.

“Foi um curso importantíssimo. Pela primeira vez participamos de uma capacitação que saiu da teoria e foi para a prática de ferramentas que utilizamos no dia a dia”, esclareceu Sumaya Gomes. A representante do HGG ressaltou que com a facilidade da exportação de dados para a produção de relatórios mensais possibilitará o acesso com agilidade e com dados fidedignos.

Acesso à informação