O Hemocentro de Rio Verde passa a ser conhecido como Hemocentro Janielly Regina do Nascimento - HEMOGO Rio Verde

(29/08/2023) Em uma cerimônia emocionante e cheia de significado, no dia 19 de agosto, o novo Hemocentro de Rio Verde prestou uma homenagem à memória de Janielly Regina do Nascimento, que deixou um legado de solidariedade e amor em sua jornada. Autoridades locais como o Secretário Municipal de Saúde de Rio Verde, Djan Barbosa, Coordenadora da Regional de Saúde Sudoeste I - Rio Verde, Anna Otília Paiva Ferreira, Superintendente de Atenção em Saúde de Rio Verde, Welington carrijo, os vereadores cabo Moraes, Serginho da saúde e Lucivaldo Medeiros. Representando a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo, a gerente do Ciclo do Doador, Mayara Leonel e a diretora-geral da Rede Hemo Denyse Goulart. Além de membros da comunidade e familiares se reuniram para celebrar esse marco que vai além das paredes físicas, abraçando a essência do altruísmo.

O evento foi aberto com a apresentação musical de Ana Ferigatto e B.A, com um repertório da música popular brasileira. Na sequência, a cerimônia contou com discursos que destacaram a importância dessa homenagem e a modernização do HEMOGO - Rio Verde. "Vejo com muito bom grado essa nova estrutura com conforto, comodidade, tecnologia, segurança para os doadores de sangue e os usuários do SUS que precisam de sangue e de hemocomponentes. É perceptível o aumento da qualidade de todo serviço oferecido desde a recepção, passando pela triagem e a coleta”, a população de Rio Verde, contou o Secretário Municipal de Saúde de Rio Verde, Djan Barbosa.

Onaldo Ferreira de Souza, de 63 anos, discursou emocionado sobre a trajetória da sua filha. “O milagre da minha filha foi o legado de contagiar positivamente pessoas, que irão continuar se emocionar diante de situações como a que ela viveu e darão continuidade nesse projeto de serem doadores de sangue. Quando se doa sangue se doa vida”, lembrando que a doação de sangue é um gesto de amor.

Familiares de Janielly estavam presentes, compartilhando memórias emocionantes da jovem que abraçou a vida com paixão e gentileza. "Nossa Janielly tinha um coração que transbordava amor. Hoje, vemos esse amor refletido nesse Hemocentro, que agora leva também o nome da minha filha. Aqui é o lugar onde as doações de sangue salvam vidas", afirmou Sônia Nascimento de Souza, de 60 anos, mãe da homenageada.

Uma das irmãs da homenageada, Jaqueline Nascimento de Souza, 39 anos, contou que Janielly recebeu em vida, com alegria a notícia de que a população rio-verdense se mobilizou para a doação de sangue e cadastro de medula óssea. “Você precisa saber de uma coisa. Você está movimentando o Hemocentro de Rio Verde, filas estão se formando para doar sangue para você”. Jaqueline narrou que a saudosa irmã ficou muito feliz e sorridente com a novidade. Ela completou dizendo que o sentimento é de gratidão por ter contato essa boa notícia para irmã e que essa foi uma das últimas vezes que pode ver e falar com Janielly.

“O Hemocentro de Rio Verde, agrega o nome de uma inspiradora cidadã rio-verdense, passando a ser reconhecido como Hemocentro Janielly Regina do Nascimento - HEMOGO Rio Verde, sendo uma realização que reverbera o compromisso com a comunidade. Com instalações modernas e tecnologias avançadas, a unidade de saúde está pronta para acolher doadores e continuar o legado de solidariedade de Janielly”, afirmou a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart.

A cerimônia foi concluída com o comovente descerramento da placa em homenagem à jovem, trazendo um sentimento de união e esperança para todos os presentes. Enquanto as portas do Hemocentro Janielly Regina do Nascimento - HEMOGO Rio Verde estiverem abertas, será possível o espírito de generosidade vivo e pulsante, guiando aqueles que passarão por ali em busca de salvar vidas.

Engajamento

Além da homenagem, o moto clube Royal Riders alavancou as doações de sangue com os membros do grupo e seus convidados. “Nosso objetivo é sempre engajar nosso grupo de motociclistas com ações sociais. Doar sangue é um gesto nobre e importante. Essa foi a primeira parceria de muitas com o Hemogo Rio Verde”, contou o fundador do moto clube, Thyago Naves da Costa, após realizar a primeira doação de sangue.
O tenente-coronel Felipe, do 7º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar, esteve no evento e reafirmou a parceria dos bombeiros com a unidade de saúde. “Estamos sempre dispostos a contribuir com a comunidade. Doamos sangue e incentivamos toda a população a fazer o mesmo”, salientou.

Acesso à informação