Representantes do HGG e Hemocentro participam de treinamento de ouvidorias do SUS

(05/09/2023) Representantes do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG e do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz participaram no último mês de treinamento de ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade faz parte dos esforços no Ministério da Saúde (MS) para garantir que todas as unidades de saúde tenham a mesma linguagem, tempo de resposta e qualidade no atendimento aos usuários.

O próprio Ministério da Saúde informou que a organização e o funcionamento integrado das ouvidorias do SUS é um importante desafio a ser alcançado. As ouvidorias são unidades administrativas dentro dos órgãos e entidades integrantes do SUS e tem a missão de viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do SUS.

A função das ouvidorias é de intermediar as relações entre os cidadãos e os gestores do SUS, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento da cidadania. Promovem a cidadania em saúde e produzem informações que subsidiam o gestor nas tomadas de decisão. O papel da ouvidoria é garantir ao cidadão ter sua demanda efetivamente considerada e tratada, à luz dos seus direitos constitucionais e legais.

O assistente administrativo do Hemocentro Coordenador, Juscelino Souza Fernandes dos Reis participou do treinamento. Ele entende que a participação foi produtiva. “Tivemos muitas trocas de experiências, principalmente entre a rede pública e privada, considerando as Organizações Sociais que fazem a gestão das unidades. A reunião serviu para capacitar e alinhar as atividades relacionadas à ouvidoria pública para termos uma ação única. Foi possível receber orientações acerca da escuta ativa, que é muito importante, entre outras coisas.”

Assistente administrativo do HGG, Kelly Cristine da Silva Pains também participou do encontro e disse que os treinamentos foram realizados para que os atendimentos nas ouvidorias do SUS mantenham padrão exigido pelo MS. “As ouvidorias são canais democráticos de comunicação entre cidadãos e os órgãos e o SUS e nosso papel foi de entender para reproduzirmos o que é preciso para que tenhamos este canal efetivo.”

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