Setembro Verde: Profissionais do HGG e Hemocentro são homenageados pela Alego

(02/10/2023) A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio da Gerência de Transplantes de Goiás realizou no dia 19 de setembro, sessão solene na Assembleia Legislativa de Goiás, plenário Iris Rezende Machado, para reconhecer com Certificado do Mérito Legislativo, profissionais que têm se destacado em ações de educação, informação e sensibilização da população, em relação a importância da doação de órgãos. Compondo a mesa, ao lado das demais autoridades, estava o médico e coordenador de Gestão em Saúde do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano - Idtech, Marcelo Rabahi. Foram homenageados representado o Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, o diretor-geral José Claudio Romero, a diretora de enfermagem Natalie Alves e os médicos da equipe do Serviço de Transplantes do HGG Claudemiro Quireze Junior, Braulio Ludovico Martins, Juliana Oliveira Barbosa, Marcus Vinicius Chalar e Ramon Ramos Filho. Representando a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo, a diretora técnica Ana Cristina Novais também foi homenageada na ocasião.

Katiúscia Freitas é gerente da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás desde 2019 e contou que somente durante este período, mais de 3 mil transplantes entre órgãos e tecidos foram realizados e há muitas expectativas para este ano. “Em 2023 já foram mais de 77 doações. Tudo está caminhando para que a gente feche com o maior número da nossa série histórica. Goiás hoje está entre os 10 estados que mais realizam captações e que mais realizam transplante renal. Nossa equipe trabalha dia e noite por essas 65 mil pessoas que estão na lista de espera, não só pelas duas mil do nosso estado”. A gerente agradeceu a todos os presentes. “ Dentro das diversas ações que a gente está realizando, esse momento é de agradecer a cada um. Sem vocês nada disso seria possível, então muito obrigado a todos que lutam por essa causa.”

O pneumologista, Marcelo Rabahi, que compôs a mesa, fez questão de ressaltar ser uma honra poder dar as boas-vindas aos homenageados. O médico comentou sobre a excelência do HGG no serviço de transplante em Goiás. “O HGG hoje é um dos principais centros de transplante renal do Brasil. Nós já chegamos a ser uma das unidades que mais fazem transplantes, e não se trata apenas de quantidade, mas de qualidade. Nós temos um número muito grande de pacientes com transplante de fígado, que era uma realidade distante e já o fazemos de forma eficiente, além de estarmos iniciando os transplantes de medula óssea, que é também uma necessidade grande para o nosso estado. É um privilégio para todos nós, presenciarmos de uma forma tão emocionante a segunda chance de muitas pessoas.Temos orgulho em unir medicina de excelência à alta complexidade, mas sem perder a capacidade de humanização”, pontuou.

A biomédica e diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais avaliou que a homenagem é um importante reconhecimento do trabalho da equipe do Hemocentro. “Participamos de uma etapa significativa e definitiva para o transplante, que é a realização da sorologia e exames imunohematológicos das amostras dos possíveis doadores de órgão, garantindo que o procedimento seja ainda mais seguro e bem sucedido.”

O médico cirurgião do HGG, Claudemiro Quireze Júnior avaliou o certificado como um reforço ao ânimo de todos que trabalham nessa cadeia. “Essa iniciativa da Assembleia Legislativa e do deputado Wilde Cambão é estratégica, no sentido de reverenciar as diversas pessoas que atuam na doação de órgãos. Essa é uma homenagem muito gentil e eu acredito que é um feedback positivo de um serviço que é feito já há muitos anos, com muito sucesso. Temos transplantes de córnea, transplantes de fígado, transplantes de rim sendo feitos de maneira rotineira e prestando uma boa assistência à nossa população. Hoje eu recebo essa homenagem em nome da minha equipe, porque o trabalho não é de um profissional só, nós somos vários, por isso me sinto muito feliz.”

Acesso à informação