Alunos do Senac conhecem o Hemocentro Coordenador em visita técnica

(09/10/2023) O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, recebeu nos dias 18 e 25 de setembro, alunos do último período do curso Técnico em Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) para conhecerem de perto o ciclo do doador de sangue. Durante toda a visita técnica, a assistente Administrativo da Gerência de Apoio Técnico-Operacional da Rede Hemo Jéssica Ribeiro Arantes Martins, apresentou os fluxos do ciclo do doador, ambulatório, processamento e distribuição da unidade.

A assistente falou sobre a relevância desse primeiro contato. “Essa visita técnica amplia os conhecimentos a respeito da importância da doação de sangue e orienta sobre o papel fundamental do técnico de enfermagem tanto na coleta quanto na captação e fidelização dos nossos doadores de sangue e plaquetas. Além disso, fortalece a importância de seguir os protocolos para a segurança do paciente e do doador.”

A instrutora do Senac, Denise Baldecini acompanhou o grupo durante a visita. “Estarmos aqui é muito importante para eles conhecerem na prática o que estudaram sobre hemocomponentes e transfusão. A grande maioria nem imagina que o técnico de enfermagem pode atuar em um banco de sangue, que existe um grande e diversificado mercado de trabalho e não apenas como técnicos em laboratório.”

A estudante Camila Fernandes de Assis Costa, 32 anos, se disse surpresa com o processo de coleta de sangue e plasma. “Nunca imaginei como funcionava essa área de hemoterapia. Estou amando tudo que estou conhecendo por aqui. Sempre almejei ir para o centro cirúrgico, mas agora, conhecendo o Hemocentro, estou reavaliando minha escolha. Estou apaixonada”, ponderou ela.

Marlene Francisco de Araújo, 47 anos, atua na área como cuidadora de idosos e relata estar contente com a finalização do curso técnico em enfermagem pela vasta área de atuação. “Tinha conhecimento sobre a opção de trabalhar na hemoterapia, não descarto a possibilidade para o futuro. No momento, minha primeira opção de trabalho é o centro cirúrgico. Estou realizada na área da saúde”.

Acesso à informação