Voluntários doam sangue durante o Balanço Geral nos Bairros, em Goiânia

(16/10/2023) O sol brilhava desde as primeiras horas de sábado, 30 setembro, em Goiânia. Era o prenúncio de mais uma parceria entre a unidade móvel da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo e o Balanço Geral nos Bairros, em Goiânia, no estacionamento da Assembleia Legislativa de Goiânia (Alego). Durante a ação, a unidade do Hemocentro recebeu a inscrição voluntária de 50 candidatos a doação, coletando 39 bolsas de sangue e realizando o cadastro de um novo doador de medula óssea.

Um momento bastante especial foi vivenciado por dezenas de pessoas que aguardavam para doar sangue junto ao aniversariante do dia, o caminhoneiro Océlio Ferreira Silvério, que completou 59 anos compartilhando vida em um gesto de solidariedade, doando sangue. “Eu fiquei feliz duas vezes, por estar ajudando com meu sangue quem precisa e por ver o carinho de tanta gente que nem me conhece cantando parabéns para mim. Fiquei emocionado de verdade, não esperava. Tive até vontade de morder esse bolo!” Natural de Fortaleza, no Ceará, contou que esta foi a primeira doação em Goiânia e que já está contando nos dedos os dias para realizar a próxima doação, pois foi muito bem recebido pela equipe no Hemocentro.

Doador voluntário de sangue há 20 anos, Moisés de Araújo Silva, 59 anos, diz já ter perdido as contas de quantas doações de sangue já realizou. “Me sinto satisfeito, alegre e útil em colaborar com uma causa justa”, contou o morador da região sul da capital. De mãos dadas com ele, estava sua mulher Conceição Araújo Silva, de 49 anos, que pretendia realizar sua primeira doação de sangue no Balanço Geral, mas por falta de um documento de identificação com foto, não pôde realizar seu cadastro. “ Fiquei contrariada comigo. Queria muito doar meu sangue para ajudar outras pessoas. Não deu certo hoje, mas já combinei com meu marido que na próxima vez que ele for ao Hemocentro, iremos juntos.”

A gerente do Ciclo do Doador da Rede Hemo, Mayara Leonel, comenta que os resultados conquistados durante as edições do Balanço Geral nos Bairros podem salvar inúmeras vidas. “As bolsas coletadas serão essenciais para salvar pessoas que precisam de transfusões sanguíneas, além de apoiar a manutenção do estoque de sangue e hemocomponentes da Rede Hemo. Durante ação, muitos voluntários aproveitaram o momento para fazer sua primeira doação, isso mostra que participar de eventos como esse é uma maneira de facilitar o acesso das pessoas que desejam realizar suas doações.”

Acesso à informação