Rede Hemo promove o Dia D da Segregação Correta de Resíduos

(19/10/2023) A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo comemora anualmente o Dia D da Segregação Correta de Resíduos, que foi tema de palestra para colaboradores, no dia 18 de setembro, no auditório do Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, e virtualmente, por meio do Zoom, para os profissionais das demais unidades da Rede Hemo. A enfermeira coordenadora do Escritório da Qualidade, Rose Mary Araújo de Carvalho, preparou um conteúdo completo envolvendo o contexto histórico, legislação vigente, redução da geração de resíduos e destinação correta. Teve ainda demonstração na prática da diferença das lixeiras utilizadas na instituição.

A coordenadora explicou que essa é uma ação da Educação Continuada, voltada para os gerentes, a fim que as orientações fossem repassadas para as equipes. “Enfatizamos a importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Rede Hemo - PGRSS, descrevendo as ações relativas aos manejos dos resíduos, suas características e riscos”. A palestrante reforçou que houve a padronização dos serviços de resíduos. “Investimos em novos recipientes (lixeiras), de cores variadas, que facilitam a identificação. Todos os resíduos produzidos são encaminhados para empresas terceirizadas no tratamento e disposição final.” Rose afirmou ainda que o objetivo é o desenvolvimento sustentável e a contribuição para o aumento da vida útil de aterros sanitários.

Enfermeira há três anos no Hemocentro, Edna Nascimento Alves Mendanha, afirmou que a cada ano surgem oportunidades de melhorias. “Quando falamos de segregação, estamos falando de separação do lixo produzido, o que contribui para preservação do meio ambiente, como também para a reutilização e reciclagem. Por meio das orientações podemos nos conscientizar e entender todo esse processo, especialmente tratando-se de uma instituição de saúde. Aqui são produzidos resíduos biológicos, que se mal armazenados, podem causar acidentes. Em casa busco ter os mesmos cuidados, costumo separar o que pode ser reciclado, colocando em sacos separados.”

Acesso à informação