Hemocentro Coordenador recebe visita de equipe do Hospital Estadual da Mulher - Hemu

(19/10/2023) O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, recebeu no dia 10 de outubro, uma visita da equipe do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU), com a presença da supervisora do programa de residência médica de neonatologia, Maria Barbara Franco; e residentes de neonatologia. O objetivo foi demonstrar os protocolos do processo de coleta, fracionamento, armazenamento e distribuição dos hemoderivados. A equipe foi recebida por diretores do Hemocentro, que apresentaram ainda o Ciclo do Doador, Laboratório, Análises Clínicas e Distribuição, além da exibição de um vídeo institucional.

Cáritas Marquez Franco, diretora de Ensino e Pesquisa da Rede Hemo, ressaltou que essa interação é fundamental para a qualidade na assistência. “Gostaríamos que todos os programas de residência fizessem esse tour aqui no Hemocentro, porque são médicos que vão prescrever transfusões sanguíneas, por isso é tão importante conhecer a captação, processamento, distribuição do plasma. É um ganho bilateral, pois nós aprendemos com a presença deles, e eles conhecem toda a qualidade dos nossos serviços.”

A residente do HEMU, Luciana Lobo Chaves, pontuou que a visita foi muito construtiva e esclarecedora. “Tínhamos algumas dúvidas, principalmente como que era feita a captação, o próprio processamento dos hemoderivados, então foi bem produtivo, até para, nas prescrições, evitarmos alguns problemas, especialmente quando se trata de urgência na transfusão dos bebês. O bate-papo com os profissionais aqui do Hemocentro também nos ajudou a visualizar e definir essas prioridades. Buscar essas informações demandava um tempo muito grande da equipe, agora podemos agir com mais agilidade e assertividade.”

A supervisora Maria Barbara Franco frisou que esse conhecimento agrega muito valor na formação dos residentes. “Para nós que utilizamos os serviços do Hemocentro é fundamental entendermos como é o fluxo de processamento, de armazenamento e distribuição do sangue. Fomos extremamente bem acolhidos, achei o espaço físico maravilhoso e os processos de trabalho excelentes. Essa é a nossa primeira visita depois da reforma, a primeira de muitas”, afirmou.

Acesso à informação