Hemocentro Coordenador envia 704 bolsas de plasmas à Hemobrás

(09/11/2023) O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz - unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo enviou, no dia 1º de novembro, 704 bolsas de plasmas para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - Hemobrás. A partir do plasma é possível a produção de medicamentos biológicos, como o Fator VIII e IX usados em tratamento de pacientes com coagulopatias hereditárias como a hemofilia, além da produção de imunoglobulina e albumina humana. Este foi o sexto envio do ano, somando quase quatro mil unidades encaminhadas à farmacêutica.

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais destaca que o envio das bolsas de plasmas represadas na unidade são feitos mensalmente. “Uma vez por mês, o Hemocentro repassa esse plasma para a Hemobrás. Além de contribuir com a produção de medicamentos provenientes do sangue, a gente reaproveita o plasma que ficava represado”, afirmou.

Plasma humano

O plasma é a parte líquida do sangue, resultante do processo de fracionamento do sangue total, obtido de doadores voluntários dos serviços de hemoterapia. Como os concentrados de hemácias e plaquetas, o plasma tem finalidade transfusional em diversas terapias na assistência à saúde.

A transfusão de plasma absorve cerca de 20% da produção do hemocomponente nos serviços de hemoterapia. Os 80% restantes, o plasma excedente do uso transfusional, pode ser utilizado para beneficiamento na produção de medicamentos hemoderivados. Esses medicamentos possuem alto valor agregado, sendo essenciais para as ações de saúde.

Acesso à informação