Rede Hemo promove treinamento para uso das ferramentas da Qualidade Institucional

(21/11/2023) Todos pela Qualidade foi o tema do treinamento promovido pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo, que realizou “Oficinas com as ferramentas da Qualidade Institucional”, com objetivo de alinhar e reforçar os protocolos entre os colaboradores. A palestra aconteceu no auditório do Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz, em Goiânia e também para as demais unidades de forma online, via Zoom. O primeiro encontro foi no dia 17 de novembro e o próximo será no dia 21.

A gerente do Escritório da Qualidade da Rede Hemo, Gisele Fedrigo, explicou que o objetivo da ação é o fortalecimento dos processos de gestão e controle dos riscos. “Optamos por uma abordagem mais prática, para garantir uma melhor adesão e facilitar o conhecimento da equipe sobre as ferramentas, além de poderem tirar as dúvidas de forma mais dinâmica e descontraída.”

Gisele comentou ainda que entre as atividades está a 1ª Avaliação de Cultura de Segurança, que pretende mensurar o grau de conhecimento e envolvimento dos profissionais da instituição sobre as medidas implementadas para segurança de pacientes e doadores de sangue. “A pesquisa será aplicada via link do Google Forms, entre os dias 20 e 24 de novembro. O resultado contribuirá para identificar o alcance dos processos e propor melhorias para os mesmos.”

A auxiliar administrativo, Itana Lanay de Almeida Braga, reforçou que esse treinamento do Escritório da Qualidade é uma oportunidade para capacitação e adequação dos documentos dos setores. “Foi muito bacana discutir com colegas de outros setores, para identificar as problemáticas de entendimento da execução dos documentos. Foi um momento que proporcionou um trabalho em equipe, e toda essa vivência impacta na forma de atendimento aos usuários, pois podemos notar as melhorias necessárias para evolução individual de cada profissional.”

Cirlane Silva Ferreira é biomédica da Rede Hemo e reforçou que essa iniciativa é muito importante, pois o controle de qualidade surge para diminuir a chance de ocorrerem falhas. “A partir desses treinamentos somos capacitados a agir rapidamente, por meio dos procedimentos e técnicas predefinidas nos setores, com metas, prazos, objetivos e definição de responsáveis. Garantir um resultado preciso e exato de diagnóstico proporciona benefícios no atendimento do paciente, o que gera confiança e fidelização.”

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