Projeto Doador do Futuro visita escolas em Varjão

(27/11/2023) A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo, realizou uma visita ao município de Varjão (GO) realizando palestras sobre a importância da doação de sangue na Escola Municipal Gilberto Pereira Machado e no Colégio Estadual José Cipriano, no dia 21 de novembro. Representando e conduzindo o bate-papo estavam a biomédica gerente de distribuição, Ana Paula Faleiro Ribeiro e a enfermeira Vivian Vieira Dourado, com a missão de despertar a consciência e cidadania em crianças e adolescentes, de tal forma a incentivá-los a serem doadores de sangue no futuro e ainda a serem disseminadores desse gesto solidário que salva vidas com seus pais, amigos e familiares.

Os 90 alunos do ensino fundamental 1 da Escola Municipal Gilberto Pereira Machado, participaram ativamente da palestra realizando perguntas e interagindo com a equipe da Rede Hemo. Todos foram presenteados com gibis “Pai Herói” da Turma da Mônica, que estimula a doação de sangue para salvar vidas. A ação foi encerrada com a presença do mascote Hemoguinho, que foi recepcionado com o carinho pelos alunos sendo ovacionado com aplausos e muitos abraços.

A Secretária Municipal de Saúde de Varjão, Viviane Lourdes Souza Luiz Pereira, acompanhou as palestras aprovando a iniciativa da conscientização sobre a relevância da doação de sangue para as crianças e jovens. “Acho brilhante o projeto Doador do Futuro, porque sabemos da necessidade que existe da doação de sangue e a gente conhece a falta de cultura para esse assunto, principalmente aqui no interior. A população em geral não tem esse hábito de fazer doação voluntária de sangue. Confio que estimulando nossas crianças e jovens, no futuro, nós não enfrentaremos o problema de hoje, que é a falta de doadores”, enfatizou a pedagoga.

Bastante animada com a palestra, a pequena estudante do 3º ano, Renata Ferreira Carvalho, compartilhou com os colegas que pretende ser uma doadora de sangue. “Achei bem legal vocês estarem aqui na escola. Minha mãe já doou sangue e quero ser igual a ela, para ajudar as pessoas. Ícaro Oliveira Araújo, 9 anos, estudante do 4º ano, disse estar ansioso para compartilhar com a família e experiência vivida, além de explicar para seus pais que a cada doação de sangue, vidas são salvas.

A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual José Cipriano, Maria Divina Batista de Freitas, informou que pretende expandir a parceria com a Rede Hemo com uma visita da unidade de coleta móvel. “Nossos alunos da 3º ano já são doadores do presente, pois todos têm mais de 16 anos. Vejo com bons olhos esse projeto de aproximar esse tipo de informação dos alunos, porque são temas que eles já viram na teoria aqui na escola e agora estão conhecendo na prática”, disse a pedagoga.

“É importante divulgarmos a cultura da doação de sangue desde a mais tenra idade para nos aproximarmos mostrando a importância da doação de sangue, trazendo essa proximidade tanto física como de ação mesmo. Vamos preparar e incentivar esses estudantes para serem doadores do futuro”, finalizou Ana Paula.

Acesso à informação