Voluntários doam sangue na unidade móvel do Hemocentro na 12ª edição no Balanço Geral

(30/11/2023) A unidade móvel da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo participou, no dia 25 de novembro, de mais um Balanço Geral dos Bairros, desta vez, no Setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia, das 8 às 12 horas. A 12ª edição do evento em 2023, contou com prestação de serviços, sorteios, muita música, e claro, a oportunidade de salvar até quatro vidas a cada doação de sangue. Durante a ação, o ônibus do Hemocentro recebeu 30 interessados em realizar a doação, realizando 22 coletas de bolsas sangue e realizando o cadastro de dois novos doadores de medula óssea.

Doadora voluntária de sangue desde 2012, Silvana Ribeiro dos Santos, 36 anos, aguardava com tranquilidade o momento de realizar sua doação e afirmou que se sente satisfeita com esse gesto de amor ao próximo. “Como vocês dizem, o sangue salva vidas, né? Sempre fui doadora de sangue e agora também sou doadora de medula. Estou torcendo para ser compatível com alguém que precise para que eu possa salvar mais uma vida. Se isso acontecer, estou disponível na hora”, disse a moradora do Residencial Itaipú. A costureira contou que foi até a ação especialmente para realizar a doação de sangue, e que sempre fica atenta às redes sociais do Hemocentro para realizar a doação quando o ônibus de coleta estaciona por perto da sua casa para poupar tempo.

Enquanto saboreava o lanche oferecido após a doação de sangue, Marinete Borges de Santos, 57 anos, contou como foi sua primeira experiência na unidade móvel da Rede Hemo. “Confesso que tinha um pouquinho de medo, mas agora estou bem tranquila. Não doeu de jeito nenhum e agora vou doar sempre”, exclamou a moradora do bairro Real Conquista.

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, falou sobre a importância da participação da unidade de coleta móvel em ações de cidadania. “Estamos engajados sempre em difundir a mensagem sobre a importância da doação de sangue e com isso mobilizar mais pessoas para essa causa. Além disso, mantemos o estoque de sangue e hemocomponentes.”

Acesso à informação