Rede Hemo promove treinamento sobre Interações de Processos

(05/03/2024) A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo, promoveu no dia 29 de janeiro um treinamento sobre interações de processos destinado a gestores e representantes dos setores da Rede Hemo. O evento ocorreu na sala multiuso 1 do Hemocentro Coordenador, em Goiânia, e contou om a participação virtual de colaboradores de todas as unidades do interior. O objetivo principal da capacitação foi preparar os colaboradores para garantir um fluxo de trabalho fluido, integrado e alinhado com os objetivos estratégicos da Rede Hemo.

A interação de processos é essencial para o adequado funcionamento de uma organização. Quando os diferentes setores interagem de forma eficaz, é possível assegurar uma comunicação clara, colaboração entre equipes e alinhamento de objetivos em busca da eficiência operacional. Além disso, a interação de processos auxilia na identificação de possíveis melhorias, promovendo a otimização das atividades e o aumento da produtividade.

Gisele Fedrigo, gerente do Escritório da Qualidade do Hemocentro, ressaltou que a interação de processos consiste em um contrato estabelecido entre os diversos setores da instituição. É uma das ferramentas da Política da Qualidade, que define as responsabilidades, expectativas e obrigações dos diferentes setores envolvidos em um processo específico. "Esse tipo de contrato auxilia na garantia de uma comunicação eficaz, colaboração e alinhamento de objetivos entre as partes da organização. O treinamento foi conduzido de maneira dinâmica, incentivando a participação ativa e a expressão de diferentes pontos de vista. Na dinâmica, combinamos a análise SWOT com a prática colaborativa, oferecendo uma abordagem abrangente para avaliar e melhorar a interação de processos entre fornecedores e setores da Rede".

Marília Gusmão, do Núcleo de Captação de Doadores em Goiânia, enfatizou que iniciativas como essa enriquecem o ambiente de trabalho. "O conteúdo abordado foi de extrema importância para esclarecer dúvidas e compreender a importância das interações de processos entre os setores, visando à melhoria dos processos e ao fluxo das atividades desenvolvidas. O treinamento foi enriquecedor, proporcionando a oportunidade de esclarecer as dúvidas enfrentadas durante as rotinas", destacou.

"Este encontro será muito proveitoso, pois possibilita as melhorias necessárias para que os processos tenham uma interação mais eficiente e ofereçam uma resposta rápida e positiva para o nosso cliente final, que são os usuários dos nossos serviços", afirmou o colaborador Juscelino dos Reis.

Acesso à informação