​Hemocentro Coordenador promove vacinação para colaboradores e prestadores de serviço

(15/04/2024) Nesta sexta-feira, 12 de abril, os colaboradores e prestadores de serviço do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz receberam as doses das vacinas contra a covid-19 bivalente e influenza. Cerca de 120 profissionais que atuam na instituição foram imunizados.

Gabriella Borges Roriz, psicóloga responsável pela Gerência de Desenvolvimento e Segurança do Trabalhador da Rede Hemo, explicou que a imunização faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para vacinar grupos prioritários, nos quais os profissionais de saúde estão incluídos. “Todos os anos realizamos essa campanha aqui na unidade, imunizando colaboradores, prestadores de serviço, estagiários e outros. Essa imunização é importante porque previne casos graves das doenças, e nós, profissionais da saúde, estamos na linha de frente em caso de possíveis surtos dessas doenças”, destacou.

Um dos imunizados, Alexsandro Silva Rocha, telefonista do Hemocentro Coordenador, enfatizou a importância da iniciativa para a segurança da equipe. “A questão da imunização é muito importante, pois proporciona proteção para todos nós. Quando há essa iniciativa dentro da empresa, nos sentimos mais seguros e satisfeitos por estarmos fazendo a nossa parte”, comentou.

Os imunizantes contra influenza e covid-19, além de outras vacinas de rotina, estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde em todo o país e são aplicados em dose única. A vacina contra a gripe adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três cepas do vírus da influenza. Para o novo coronavírus, é oferecido um imunizante bivalente que atua tanto nas novas variantes quanto na cepa original.

A vacinação é um ato individual com repercussão coletiva. É uma das medidas sanitárias mais eficazes para conter a propagação da covid-19 e da influenza, protegendo não apenas o indivíduo vacinado, mas também toda a comunidade ao redor, reduzindo os riscos de desenvolvimento de quadros graves das doenças.

Acesso à informação