Doadora celebra aniversário no Hemocentro Coordenador

(18/04/2024) Na manhã de sábado, 13 de abril, o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz recebeu a visita especial da doadora Lorena Monise do Nascimento, que celebrava seus 31 anos de vida de uma forma única: doando plaquetas e incentivando seus amigos a doarem sangue em comemoração à data.

Lorena destacou a importância de dar um novo significado à data de seu aniversário, proporcionando aos amigos e familiares a oportunidade de ajudar o próximo. "Eu sou uma doadora frequente de plaquetas, venho quase todos os meses e o que me motiva é acreditar que a cada ciclo precisamos nos reinventar, é uma nova chance. Eu quis dar um novo significado a essa data, dando a oportunidade para meus amigos e familiares virem doar também. Para a maioria deles é a primeira vez, então estão muito ansiosos e acredito que é uma experiência pela qual todos deveriam passar, de ajudar alguém, de ajudar o próximo. É um ato muito altruísta, muito generoso, que salva vidas", afirmou.

Sua inspiração para se tornar uma doadora frequente veio de uma experiência pessoal aos 15 anos, quando foi salva por duas bolsas de sangue. Desde então, ela sempre desejou retribuir o gesto que salvou sua vida. O gesto altruísta de Lorena contagiou seus amigos, que compareceram ao Hemocentro Coordenador, em Goiânia, para doar sangue como forma de presentear a aniversariante.

"Desde que pude começar a doar, coloquei como um propósito. Por isso venho todo mês e tenho certeza de que estou salvando vidas. Fico muito feliz em poder retribuir, talvez em homenagem às pessoas que um dia salvaram minha vida. Hoje, este foi meu presente, este foi meu pedido para todos, para virem, conhecerem o Hemocentro e quem sabe, tornarem-se doadores frequentes, assim como eu sou, pois acredito que é um gesto que desperta nossa generosidade", declarou.

Fernanda Fernandes Cardoso, de 23 anos, uma das amigas presentes, compartilhou sua experiência. "Este foi o primeiro ano que conheci Lorena e ela me convidou para comemorar o aniversário e fazer essa doação como presente. Viemos atender ao pedido dela, dar esse presente de aniversário. Sou uma doadora frequente, mas confesso que com o pedido da Lorena, antecipei minha doação, porque já havia mais de seis meses desde a última vez que doei e o pedido veio como um lembrete para doar", contou.

A atitude de Lorena demonstra não apenas empatia e solidariedade, mas também a importância de retribuir o bem recebido. Sua história serve como inspiração para incentivar mais pessoas a se envolverem na nobre causa da doação de sangue.

Acesso à informação