Voluntários visitam unidade móvel da Rede Hemo e efetivam 109 doações de sangue

(23/04/2024) No dia 20 de abril, as unidades móveis da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo estacionaram em Aparecida de Goiânia e em Trindade. Na primeira parada, o ônibus do Hemocentro recebeu a população que participou do Balanço Geral nos Bairros, evento promovido com o apoio da TV Record, com a presença de 41 voluntários, sendo 32 destes aptos para a doação. Já em Trindade, o parceiro Pax Silva recebeu a demanda espontânea de 99 candidatos à doação, coletando 77 bolsas. Ao todo, 140 candidatos visitaram o ônibus do Hemocentro. Destes, 109 efetivaram suas doações de sangue.

O senhor José Soares Santos, 57 anos, já era doador de sangue. Ele aproveitou a iniciativa na região em que reside para novamente fazer o bem. “Tem muita gente que precisa. Eu vejo nas reportagens as geladeiras vazias. Se todo mundo doasse e se conscientizasse, teríamos mais oportunidades de ajudar outras pessoas”, comentou.

A voluntária Rosemari Bento do Nascimento Guedes, de 56 anos, é doadora há uma década. Ela explica que faz algum tempo que deixou de doar devido a alguns problemas de saúde, mas quando viu o ônibus ‘vermelhinho’, fez questão de comparecer e ajudar. “Eu vim participar do balanço e vi o ônibus. Não pensei duas vezes. Vim ajudar a salvar vidas, pois a doação de sangue é muito importante.”

E quem também fez questão de doar foi o voluntário de 52 anos, Francisco de Lima Alves. Ele ficou na fila, fez todo o cadastro e as triagens com um único objetivo: realizar sua primeira doação de sangue. Sorridente o tempo todo, contou que foi pedalando até o local onde estava estacionada a unidade móvel do Hemocentro de Goiás. “Eu tinha vontade de doar há muito tempo, mas nunca deu certo. E hoje aproveitei a oportunidade, cheguei era 7h30 e fiquei aguardando o atendimento iniciar. E consegui concretizar meu sonho de ser um doador.”

Acesso à informação