Escritório da Qualidade da Rede Hemo promove ações para reforçar protocolos de segurança do paciente
(03/05/2024) Neste mês de abril, a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo promoveu, por meio do Escritório da Qualidade, atividades para reforçar os protocolos de segurança do paciente. Colaboradores de todas as áreas participaram de uma gincana com atividades propostas para melhorar a comunicação efetiva. Os participantes foram divididos em quatro equipes, integradas por profissionais de setores distintos. O objetivo foi promover a integração, o trabalho em equipe e o conhecimento acerca das atividades desempenhadas por cada setor do Hemocentro, aprimorando os protocolos de segurança do paciente.
As atividades lúdicas propostas se baseavam em seis eixos: identificar corretamente o paciente ou doador; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, realizar punções assépticas, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas.
A gerente do Escritório da Qualidade da Rede Hemo, Gisele Fedrigo afirma que a intenção é de que estes eixos façam parte da rotina de todos que atuam nas nossas unidades. “Para que todos tenham estes protocolos bem fixados na mente. Só com estes conhecimentos bem claros no nosso dia a dia que conseguiremos oferecer o máximo de segurança aos nossos pacientes e doadores”, explicou.
O assistente administrativo do Hemocentro Coordenador, Juscelino Souza, afirmou que as atividades lúdicas ajudam na absorção de conhecimento. “A gente aprende se divertindo e isso ajuda bastante a fixar as informações. Acredito que todo mundo absorveu o que foi ensinado hoje”, disse.
Segurança do Paciente
No dia 1º de abril se comemora o Dia Nacional da Segurança do Paciente. A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a prática da segurança do paciente, profissionais e ambientes de assistência à saúde. As iniciativas visam contribuir para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da atenção prestada nos serviços de saúde. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, e com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança do paciente, o Ministério da Saúde implantou, em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) que visa contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
Escritório da Qualidade da Rede Hemo promove ações para reforçar protocolos de segurança do paciente
(03/05/2024) Neste mês de abril, a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo promoveu, por meio do Escritório da Qualidade, atividades para reforçar os protocolos de segurança do paciente. Colaboradores de todas as áreas participaram de uma gincana com atividades propostas para melhorar a comunicação efetiva. Os participantes foram divididos em quatro equipes, integradas por profissionais de setores distintos. O objetivo foi promover a integração, o trabalho em equipe e o conhecimento acerca das atividades desempenhadas por cada setor do Hemocentro, aprimorando os protocolos de segurança do paciente.
As atividades lúdicas propostas se baseavam em seis eixos: identificar corretamente o paciente ou doador; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, realizar punções assépticas, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas.
A gerente do Escritório da Qualidade da Rede Hemo, Gisele Fedrigo afirma que a intenção é de que estes eixos façam parte da rotina de todos que atuam nas nossas unidades. “Para que todos tenham estes protocolos bem fixados na mente. Só com estes conhecimentos bem claros no nosso dia a dia que conseguiremos oferecer o máximo de segurança aos nossos pacientes e doadores”, explicou.
O assistente administrativo do Hemocentro Coordenador, Juscelino Souza, afirmou que as atividades lúdicas ajudam na absorção de conhecimento. “A gente aprende se divertindo e isso ajuda bastante a fixar as informações. Acredito que todo mundo absorveu o que foi ensinado hoje”, disse.
Segurança do Paciente
No dia 1º de abril se comemora o Dia Nacional da Segurança do Paciente. A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a prática da segurança do paciente, profissionais e ambientes de assistência à saúde. As iniciativas visam contribuir para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da atenção prestada nos serviços de saúde. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, e com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança do paciente, o Ministério da Saúde implantou, em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) que visa contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.