Hemocentro de Rio Verde recebe grupo de escoteiros para mobilização em prol da doação de sangue

(17/06/2024) Neste sábado, 15 de junho, o Hemocentro Regional de Rio Verde Janielly Regina do Nascimento - HEMOGO Rio Verde, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, recebe o ‘Dia D’ da Semana Escoteira da Doação de Sangue, realizado pelo ‘Grupo Escoteiro 5 de Agosto’, filiado a União dos Escoteiros do Brasil. Pelo menos 30 pessoas, entre escoteiros e voluntários, participam do evento deste sábado.

A ação faz parte do Mutirão Nacional de Doação de Sangue e Cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), e tem o objetivo de contribuir com a comunidade e salvar vidas através de ações de solidariedade. Além dos escoteiros adultos e apoiadores que doarão sangue, as crianças escoteiras também participarão da ação. O intuito é o de conscientizá-las sobre a importância da doação de sangue, os tornando futuros doadores.

Keila Gomes, chefe dos escoteiros de Rio Verde, explica que o movimento escoteiro busca “preparar o jovem para o trabalho voluntário, voltado para a sociedade”. Segundo Keila, ações sociais que os escoteiros realizam se diferenciam de outros movimentos da sociedade. “A gente consegue conscientizar brincando, fazendo uma atividade lúdica. Nossas crianças vão ter a oportunidade de conhecer o trabalho que o Hemocentro realiza e o quanto a doação de sangue é importante para salvar vidas” disse.

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart acredita que educar os mais jovens sobre a importância da doação é a chave para manter a segurança dos estoques de sangue. “Obviamente que crianças e jovens com menos de 16 anos não podem doar, mas eles propagam a ideia e motivam os adultos a realizarem suas doações. Além disso, conhecendo a causa, a gente acredita que eles se tornarão doadores regulares. Nós estamos muito felizes com esta parceria com os escoteiros porque o escotismo prega o ato voluntário e ajuda ao próximo, que tem tudo a ver com a nossa causa”, afirmou.

Escoteiros no Brasil
Os grupos de escoteiros são organizações sem fins lucrativos que desenvolvem trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Os escoteiros estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios. A organização é reconhecida como um serviço de utilidade pública.

Acesso à informação